China manda um recado a Donald Trump a respeito da Coreia do Norte

A China pediu calma nesta quarta-feira a Donald Trump ante a Coreia do Norte, depois das novas ameaças do presidente americano de “resolver” sozinho o “problema”, ao mesmo tempo que Pyongyang afirmou estar preparado para a “guerra”.

O presidente chinês, Xi Jinping, defendeu nesta quarta-feira uma solução pacífica para a crise sobre o o programa nuclear e balístico da Coreia do Norte, em uma conversa por telefone com seu colega americano, Donald Trump, informou a TV estatal em Pequim.

Durante a conversa, “Xi Jinping destacou que a China (…) defende uma solução para o problema pela via pacífica”, revelou o site da CCTV.

Na véspera, Trump reafirmou que estava preparado para “resolver o problema” norte-coreano sem a ajuda da China.

“A Coreia do Norte busca problemas. Se a China decidir ajudar, isso será genial. Se não, resolveremos o problema sem eles!”, escreveu Trump no Twitter.

O presidente americano também pareceu vincular as negociações comerciais entre as duas grandes potências econômicas mundiais com a questão norte-coreana.

“Expliquei ao presidente da China que um acordo comercial com os Estados Unidos será muito melhor para eles se resolverem o problema norte-coreano”!”, completou Trump.

Washington anunciou no fim de semana o envio de um grupo aeronaval americano, incluindo o porta-aviões ‘USS Carl Vinson’, para a península da Coreia. A decisão, anunciada imediatamente depois do ataque americano para punir a Síria, foi interpretada como uma tentativa de demonstrar força por parte da administração Trump.

A Coreia do Norte, por sua vez, denunciou o que chamou de envio “insensato” da Marinha americana e advertiu que Pyongyang está preparado para responder com “a poderosa força das armas” se for necessário.

DEIXE UM COMENTÁRIO