Conheça a tropa militar brasileira que está entre as mais letais do mundo

Apesar de costumar não se envolver em conflitos afora, o Brasil possui um grande grupo de soldados capacitados e altamente treinados para enfrentar quaisquer eventualidades.

Contudo, uma equipe, em especial, se destaca entre. Conhecido como Grupamento de Mergulhadores de Combate, ou GRUMEC, esse corpo militar considerado de elite, pertence à Marinha Brasileira.Ele segue princípios equivalentes aos US Navy Seals, grupo de elite da Marinha norte-americana, eSpecial Boats Service (SBS) pertencente à Marinha do Reino Unido.

grupo-especial_02

Conforme relatado pelo site defesanet, esse grupo possuiu uma “doutrina de ação consolidada, com domínio de diversas técnicas empregadas em ações de neutralização de elementos criminosos, militantes de organizações extremistas, ativistas ou indivíduos mentalmente perturbados, e para resgate de reféns”.

Dessa forma, todas as ações são aplicadas em meio aquático e só são chamados como último recurso. Entre os equipamentos e armas utilizados, acessórios de tecnologia de ponta para retomada e resgate, submetralhadoras, pistolas, silenciadores, miras holográficas e a laser, visão termal, óculos de visão noturna, colete balístico, entre outros.

grupo-especial_03

GRUMEC é controlado pela Força de Submarinos e sua base fica localizada na Ilha de Mocangué, em Niterói, na sede da Esquadra Brasileira. Além dos submarinos, principal meio de transporte da equipe, são usadas embarcações, helicópteros e paraquedas. Com o advento do pré-sal e a auto suficiência petrolífera do País, além do crescimento de ações terroristas pelo mundo, é de suma importância que exista um grupo de elite qualificado para retomada e resgate – principal função do GRUMEC.

grupo-especial_04

Uma das tarefas geralmente atribuídas a eles é neutralizar ou sabotar embarcações consideradas inimigas. Para isso, os militares precisam fazer constantes reconhecimentos de áreas costeiras, além de investigações e infiltrações.

Para se tornar um soldado do grupo, são necessários treinamentos específicos com equipamentos de mergulho, armamentos, explosivos e técnicas de guerra não convencionais; de acordo com odefesanet. O curso é divido em duas etapas, para Oficiais e Praças, que incluem aulas de mergulho e combate.

[ Defesanet ] [ Fotos: Reprodução / Defesanet ]

DEIXE UM COMENTÁRIO