Deus abençoe Trump, dizem sírios vítimas de ataque químico de Bashar al-Assad

A população de Khan Sheikhun, onde morreram mais de 86 pessoas, entre elas muitas crianças, manifestam esperança de que os ataques americanos deem uma lição em Assad.

Na cidade síria de Khan Sheikhun, vítima de um letal “ataque químico”, a população ainda chora seus mortos, enquanto manifesta esperança de que os ataques americanos deem uma lição a seu inimigo, o presidente Bashar al-Assad.

“Que Deus abençoe Trump!”, grita, diante do jornalista da AFP, Abu Ali, um morador dessa localidade, onde 86 pessoas morreram, entre elas 30 crianças, no ataque químico da última terça-feira (4).

Três dias depois da tragédia, os habitantes ainda têm dificuldade para falar sobre o que aconteceu, as famílias continuam recebendo condolências de visitantes, e as ruas seguem com pouco movimento.

“Ainda estamos sob choque”, afirma um morador, com enorme tristeza, pensando nas crianças tomadas por convulsões, ou que foram encontradas mortas em casa, ou nas ruas.

Algumas horas depois da primeira ação militar americana contra o governo de Damasco desde o início do conflito sírio, Abu Ali comemora os ataques dos Estados Unidos.

A ofensiva teve como alvo uma base militar de onde teria decolado – segundo os americanos – o avião que teria lançado substâncias químicas sobre Khan Sheikhun.

“É um alerta claro a Bashar al-Assad: chega de assassinatos e de injustiça!”, acrescenta ele, esperando que Al-Assad, Irã e Rússia vejam nesse episódio um “sinal” sobre a “mudança do equilíbrio de forças”.

“Somos agradecidos à Força Aérea americana por ter respondido ao massacre de Khan Sheikhun”, afirmou Ali al-Khaled, que mora no bairro atingido pelo suposto ataque de gás tóxico.

Em Khan Sheikhun, Abu Ali recorda que “uma parte do povo sírio fugiu do país, outra está enterrada, e outra está em busca de ajuda humanitária”.

“Não queremos comida. Queremos exatamente que [Donald] Trump e seu governo ponham fim a esse presidente Bashar al-Assad.”, frisou.

Fonte: EXAME

DEIXE UM COMENTÁRIO