Governo libera saque total do FGTS, você tem direito e não sabe disso

0
Mais de 10,2 milhões de trabalhadores tem direito a sacar o dinheiro do FGTS, confira abaixo todos os detalhes.

A primeira coisa que você deve fazer é #compartilhar essa matéria para que todos seus amigos e familiares, saibam desta informação, e não perca o calendário de #saques do saldo negativo do FGTS.

Dez milhões e duzentos mil trabalhadores vão poder sacar todo o dinheiro que estava bloqueado em contas inativas do FGTS. O total de saques pode chegar a R$ 30 bilhões.

A medida foi anunciada pelo presidente Michel Temer durante um café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto. O objetivo do governo é injetar R$ 30 bilhões na economia brasileira. O trabalhador poderá sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia e usar da forma que quiser.

Até agora, o trabalhador que tinha pedido demissão de um emprego podia sacar o dinheiro do Fundo de Garantia três anos depois sem nenhum outro emprego com carteira assinada. Esse prazo não vai existir mais para quem pediu demissão até 31 de dezembro de 2015.

Agora, esse trabalhador vai poder sacar o FGTS mesmo que já esteja formalmente empregado de novo. Mas atenção: o trabalhador não vai poder sacar o FTGS de uma conta ativa, ou seja, com dinheiro depositado pelo empregador atual. Também não tem direito ao benefício quem pediu demissão em 2016.

— Veja abaixo como consultar o saldo do FGTS das contas inativas:

Pessoalmente

O trabalhador pode consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha. Não é possível consultar o extrato do FGTS pelo telefone.

Pela internet, no site da Caixa

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão. A página oferece a opção de recuperar a senha, mas é preciso informar o NIS. O serviço mostra dados cadastrais e lançamentos feitos na conta nos últimos seis meses.

O site da Caixa apresentava instabilidade na tarde desta quinta-feira devido a uma sobrecarga de acessos. O banco informou que uma equipe técnica está atuando para solucionar o problema. A Caixa prevê que o problema será sanado em breve.

Para consultar seu saldo, clique aqui.

Preencha o campo do PIS e a senha cadastrada (caso você não tenha senha, informe o PIS e clique em “cadastrar senha”. Preencha as informações pedidas e comece o processo novamente). Clique em OK.

Por e-mail

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber e-mail com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Pelo aplicativo FGTS para celular

O trabalhador pode consultar o FGTS no celular por meio de aplicativo para smartphones. Ele está disponível para download, de graça (clique aqui), em celulares com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store).

Por mensagem de celular

No site Caixa, é preciso informar o NIS (PIS/Pasep), que pode ser consultado na carteira de trabalho, e usar uma senha cadastrada pelo próprio trabalhador. É possível usar ainda a Senha Cidadão.

Na página, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos SMS com informações sobre o depósito mensal na conta vinculada ao FGTS. Mas quem faz essa escolha deixa de receber o extrato bimestral em papel em casa. Por outro lado, o extrato anual continua sendo enviado normalmente.

Quem pode realizar o saque do FGTS?

Atualmente quem pode realizar os saques pelas as novas regras são:

  • Quem possui FGTS inativo por mais de 3 anos;
  • Aposentados e pensionistas;
  • Vítimas de desastres naturais;
  • Falecidos;
  • Financiamento de casa própria;
  • Doenças em estado terminal;
  • Doenças graves (Câncer, AIDS, entre outros).

Exceto a decisão feita pelo o Governo Federal:

  • Contas do FGTS Inativas desde 31 de dezembro de 2015.

Calendário FGTS 2017 – Tabela com Datas de Pagamentos

Assim como é feito anualmente no calendário PIS, o FGTS foi organizado de forma semelhante, dessa maneira será evitadas as filas nas agências, agilizando assim o saque do benefício.

A tabela do calendário de pagamento do fundo de garantia foi divulgada em fevereiro de 2017, essa mesma foi divulgada através da Caixa Econômica Federal.

Veja abaixo a tabela com o calendário FGTS 2017 e as datas de saque de cada trabalhador de acordo com a seu mês de aniversário:

Calendário FGTS 2017 – Saque FGTS Inativo
Calendário FGTS 2017 – Saque FGTS Inativo

Os saques poderão ser feitos pela a Caixa Econômica Federal, em lotéricas ou em qualquer posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, para sacar basta estar portando o documento de identidade e o seu cartão cidadão.

Caso você não esteja precisando desse dinheiro, é bom deixar ele na conta, pois o FGTS tem rendimento de até 3% ao ano. Dessa forma o trabalhador tem um dinheiro guardado rendendo em poupança do FGTS.

Milhares de trabalhadores estão ansiosos para realizar os saques, é importante fica atento (a) ao calendário, os pagamentos serão realizados pelo o mês de nascimento dos beneficiados, essa vai ser uma grande oportunidade para o Governo aquecer novamente a economia do Brasil, visto que o ano de 2016 foi um ano difícil para muito brasileiros.

COMPARTILHE ESSA MATÉRIA PARA QUE TODOS OS BRASILEIROS CONSIGAM SACAR SEU FGTS!

AFINAL UMA GRANINHA EXTRA NUNCA É DEMAIS! 

CURTA O JORNAL EXPRESSO DIÁRIO NO FACEBOOK

COMENTÁRIOS