Judeus e Árabes vivem em guerra devido a uma besteira cometida por Abraão e Sara

Muito se tem ouvido falar de um personagem da Bíblia que tem servido de inspiração para a atividade da fé sobrenatural. Quando se fala nesse personagem, logo vem a ideia de um homem de fé, valente, sacrificador, sábio e vencedor. Esse homem se chamava Abraão.

Filho de Terá, Abraão nasceu nacidade de UR dos Caldeus, que ficava localizada na antiga Suméria, hoje província do Iraque.  O que muitos não conhecem é o outro lado da personalidade de Abraão, que a maioria dos pregadores não ensinam, mas que será revelado neste estudo.

Pois bem. Abraão era filho de Terá e vivia em UR dos Caldeus, cidade de nascimento, até se casar com Sara. Depois do casamento, foi morar, juntamente com seu pai, seus irmãos e com o sobrinho Ló, na cidade Harã, que ficava localizada em Canaã (Gênesis, capítulo 11, versículos 27 ao 31).

De início, cabe registrar, que a cidade de Harã ficava localizada na antiga Mesopotâmia e era uma cidade próspera e um importante polo comercial, no século 19 antes de Cristo, rente à rota entre o Mar Mediterrâneo e a região do rio Tigre, que era usado como caminho para a Babilônia. Hoje não passa de um sítio arqueológico no sul da Turquia.

Abraão e sua família se estabeleceram nessa cidade e viviam muito bem financeiramente. Ocorre que, a cidade começou a passar por dificuldades e foi aí que Deus apareceu pela primeira vez em sua vida, já que ele era um homem íntegro e fiel, dando-lhe uma direção para sair daquela cidade, rumo a uma terra desconhecida.

Aos 75 anos de idade, deixou Abraão a cidade de Harã e partiu sem saber para onde ia (Gênesis capítulo 12, versículo 4).

Abrão servia a Deus, ao contrário de seu pai e de sua parentela, que serviam a outros deuses, por isso, ouviu a voz que vinha dos céus e saiu para viver a sua vida com independência. (Gênesis capítulo 12, versículo 1).

De Harã, passou a habitar como nômade nas cidades de Siquém (Gênesis capítulo 12, versículo 6); Betel (Gênesis capítulo 12, versículo 8) e Neguebe (Gênesis capítulo 12, versículo 9). Como as coisas começaram a piorar por causa da seca, já que a fome foi sua companheira, Abraão foi pedir arrego no Egito (Gênesis capítulo 2, versículo 10).

Ora, aqui começa a façanha de Abraão. Com medo de morrer de fome, Abraão resolveu armar uma tremenda mentira, juntamente com sua esposa Sara.

Naquele tempo era muito comum os homens que detinham poder tomar a mulher do outro para ter relação sexual com ela, caso esta o agradasse. A mulher servia também como “moeda de troca”, para honrar as dívidas do marido e assim evitar a sua morte.

Para não morrer de fome e temendo ser assassinado pelos egípcios, Abraão resolveu pedir arrego no Egito, oferecendo sua esposa como moeda de troca e de garantia.

Pois é. Diz a Bíblia que Sara era uma mulher muito bonita de corpo, daquela de deixar qualquer homem babando e por isso, em comum acordo com ela, mandou-a ir até a presença do Faraó pedir arrego para não morrerem de fome, oferecendo-a como moeda de troca e de garantia (Gênesis capítulo 12, versículos 11 ao 15).

Mentiu dizendo que Sara era sua irmã, oferecendo-a para transar com Faraó. Por casa disso foi muito bem recompensado por Faraó, recebendo em troca, ovelhas, bois, jumentos, escravos, escravas e camelos (Gênesis capítulo 12, versículo 16).

Veja o caráter de Abraão. Preferiu dar a sua esposa para outra pessoa ter relação sexual com ela, ao invés de confiar no Deus Todo-Poderoso que o fez sair de casa. E o caráter de Sara também não valia nada, uma vez que concordou com esse ato de prostituição.

Só que Abraão tinha uma promessa de Deus. Quando fugiu de Harã, Deus havia lhe prometido lhe fazer grandioso perante todas as nações e por isso, o Próprio Deus teve que interferir, com o fito de acabar com a palhaçada de Abraão. Você acha que Deus ia concordar com isso? Lógico que não. Deus castigou Faraó e todos os seus familiares com uma grande praga, por causa de venda de Sara (Gênesis capítulo 12, versículo 17).

Despois de descobrir a mentira de Abraão, Faraó mandou lhe chamar e o desmascarou perante todos os que ali estavam e lhe devolveu a mulher, mandando-o embora daquela cidade (Gênesis capítulo 12, versículos 18 ao 20).

Homem sem escrúpulos? Talvez. Com isso começou a ficar rico, pois havia recebido uma alta mercadoria de valor com a venda de Sara (Gênesis capítulo 13, versículo 2).

Mas as balbúrdias de Abraão não pararam por aqui não. Sabendo que vender a mulher dá lucros, repetiu a façanha quando chegou na cidade de Gerar. Pois é. Por ter ficado tão rico com a venda de Sara, resolveu se separar do seu sobrinho Ló (Gênesis capítulo 13, versículos 7 ao 11) e foi morar na Terra de Gerar (Gênesis capítulo 20, versículo 1).

Ao chegar em Gerar, agiu Abraão da mesma forma, vendendo Sara ao Rei Abimeleque. Como Sara era uma mulher formosa e sem caráter, concordava em fazer a vez de prostituta para enriquecer Abraão. Foi o que aconteceu.

Com a mesma mentira de que Sara era sua irmã, ofereceu-a ao rei Abimeleque como moeda de troca (Gênesis capítulo 20, versículo 2). Pois é. gostava de receber bens em troca de sua mulher. Que homem hein?

Ocorre que, quando Abimeleque estava prestes a iniciar a relação sexual com Sara, Deus apareceu para ele em forma de sonho e mais uma vez desmascarou a mentira de Abraão (Gênesis capítulo 20, versículos 3 ao 7).

Indignado com aquela mentira, o rei Abimeleque reuniu o comandante da guarda e mandou buscar o mentiroso para o desmascarar (Gênesis capítulo 20, versículo 8 ao 10). Abimeleque desceu a lenha em Abraão.

A desculpa do mentiroso? Veja a cara de pau dele ao proferir as palavras descritas nos versículos 11 ao 13: Eu dizia comigo mesmo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa de minha mulher. Por outro lado, ela, de fato, é também minha irmã, filha de meu pai e não de minha mãe; e veio a ser minha mulher. Quando Deus me fez andar errante da casa de meu pai, eu disse a ela: Este favor me farás: em todo lugar em que entrarmos, dirás a meu respeito: Ele é meu irmão”.

Veja a cara de pau dele. Mentiu descaradamente dizendo que Sara era sua irmã por parte de pai. Ora, pelo que está escrito na Bíblia, seu pai só teve três filhos: ele, Naor e Harã (Gênesis capítulo 11, versículo 26). Lógico que Sara não era sua irmã.

Mas como o rei Abimeleque temia a Deus, repreendeu a Abraão, devolveu sua mulher e ainda o fez prosperar. Com essa façanha Abraão ganhou do rei mil siclos de prata, ovelhas, bois, escravos e escravas e parte da terra que lhe pertencia (Gênesis capítulo 20, versículos 14 ao 16).

Como Deus jamais concordou com essa palhaçada, amaldiçoou com esterilidade todas as mulheres da casa do rei, e com a devolução de Sara, a praga foi cessada e elas ficaram curadas (Gênesis capítulo 20, versículos 17 e 18).

Pois é meu amigo e minha amiga. Até aqui vimos o lado negativo de Abraão, já que tinha o hábito de vender a sua cônjuge para ficar rico, uma vez que ela era muito formosa de corpo e todos queriam tê-la na cama. Que homem hein? Acredito que pastor nenhum resolveu ainda pregar sobre isso. Só tenho ouvido falar na verdadeira atitude de Abraão ao sacrificar o seu próprio filho pra Deus.

Pois bem. A partir daí Abraão não mais precisava vender a sua esposa, já que estava podre de rico e resolveu ficar quieto com Sara. Estavam bem de vida, mas carregavam uma vergonha em suas vidas, que era a ausência de um filho, já que ela mesma era estéril.

Sofrendo humilhações por causa disso, a fim de dar uma resposta a sociedade, já que a partir de então havia tomado a postura de uma mulher séria e casada, resolveu influenciar o seu marido a fazer mais uma besteira.

Com o passar do tempo Abraão ficou besta e assumiu a postura de um homem banana. Pois é. Passou a ser dominado pela mulher, fazendo todos os seus gostos, obedecendo piamente suas ordens. Em seu relacionamento ele não mandava em nada. Era totalmente dominado por sua esposa Sara.

Abraão era tão dominado que foi obrigado por sua esposa a ter relação sexual com a empregada Agar (Gênesis capítulo 16, versículo 4), para ficar com o filho dela e assim acabar com a vergonha de não ter filhos no seu lar. Não pasmem não meus amigos. É a pura verdade. Veja a que ponto pode chegar um homem banana.

Não bastasse o desrespeito por sua mulher, ao vendê-la como prostitua por duas vezes para Faraó e para o rei Abimeleque, dali em diante começou o sofrimento na vida do homem banana.Nasceu Ismael e o casamento de Abrão nunca mas teve paz. Por conta dessa depravação, o filho de Abrão foi amaldiçoado (Gênesis capítulo 16, versículo 12).

Por causa de suas práticas más, Abraão pagou o preço e provou do silêncio de Deus na sua vida pelo período de 25 anos. Deus não mais falava com Abraão. Somente quando completou 99 anos de idade, Deus voltou a falar com ele, aparecendo-lhe, informando da chegada de Isaque (Gênesis capítulo 18, versículos 9 ao 14 e capítulo 21, versículos 1 ao 7).

Note que, já com as idades avançadas, Abraão e Sara tiveram um filho do seu próprio relacionamento. Pois é. Sara foi curada da esterilidade e foi mãe de Isaque (Gênesis capítulo 21, versículo 5). Ocorre que, este menino nunca se deu bem com o irmão Ismael (Gênesis capítulo 21, versículos 9 e 10). A desunião era visível no lar de Abrão porque ele sempre se submetia aos caprichos de sua esposa.

E não parou por aqui não. Abrão, como homem banana que era, mais uma vez se submeteu ao capricho de sua mulher e foi obrigado a deserdar o seu filho Ismael.

Por ordem de Sara, botou Ismael para fora de casa e este viveu como forasteiro no deserto (Gênesis capítulo 21, versículo 20). Que pai era Abrão hein? Deserdar o filho só porque a mulher não mais o aceitava. Prova que o relacionamento dele estava falido por causa do autoritarismo da mulher.

Veja que a besteira foi ordenada por ela mesma. Na época ela não podia engravidar e queria por que queria ter um filho, quando resolveu se submeter a uma humilhação ao mandar seu esposo ter relação sexual com a empregada para ficar com o filho dela.

Depois que conseguiu engravidar de Isaque, viu a besteira que tinha feito e como mandava no marido, o obrigou a colocar o filho para fora de casa. Que mulher sem qualidade hein?

Mas não coloco a culpa nela não. Quem é que tinha o dever de honrar o título de patriarca? Lógico que era Abraão. Mas como ele não tinha nenhuma autoridade em casa, haja vista que era um dominado pela mulher, submetia-se aos caprichos de uma esposa sem escrúpulos.

Sara morreu aos cento e vinte e sete anos de idade e Abraão tinha 137 anos quando ficou viúvo. Segundo a Bíblia, nessa época ele ficou praticamente pobre, pois não tinha nem aonde enterrar Sara, sendo obrigado a pedir um túmulo empestado aos filhos de Hete, para realizar o sepultamento (Gênesis capítulo 23, versículos 1 ao 20).

O tempo de sua viuvez durou trinta e oito anos, já que morreu aos cento e setenta e cinco anos de idade, como se pode ver em Gênesis capítulo 25, versículos 7 ao 10. Morreu em ditosa velhice, mas ficou viúvo e não tinha nem aonde sepultar sua esposa. Foi enterrado pelos seus dois filhos rivais, Ismael e Isaque.

Esta é a outra personalidade de Abraão, jamais revelada pela igreja. Um homem covarde, que fugiu de sua terra Harã por causa da fome; viveu pelo deserto como nômade, passou fome e resolveu ganhar dinheiro vendendo sua própria mulher para os reis das cidades onde passou a habitar.

Com medo da morte e da fome, resolveu mostrar a sua verdadeira cara de cafetão e ficou podre de rico com essa brincadeira de mal gosto.

Quando ficou velho, passou a ser dominado pela mulher, perdendo sua autoridade patriarcal e como consequência, seu casamento foi destruído.

Com a fama de homem banana, obedecia às ordens da mulher e em um ato de pura covardia, teve um filho com a empregada e depois o deserdou, deixando o menino viver como forasteiro nas matas.

Hoje o mundo paga o preço por causa da besteira feita por Abraão e Sara, uma vez que os judeus (Isaque) e os árabes (Ismael) vivem em guerra, se matando em nome de Deus.

Morreu viúvo e praticamente sem nada, já que não tinha nem aonde sepultar sua esposa, já que os filhos de Hete doaram uma caverna para realização do enterro.

Abraão, ao tempo em que é tido como o verdadeiro pai da fé, e realmente o é, não há que se negar, já que provou ser amigo de Deus, quando ofereceu seu filho Isaque ao Todo-Poderoso, mas também teve esse lado da personalidade obscuro, jamais revelado pelos pastores e bispos.

Perdoem-me os que não concordam com este estudo, mas é a pura realidade narrada na própria Bíblia Sagrada, cujas citações, estão todas descritas em parênteses.

É o que tem a dizer,

Eudes Borges

DEIXE UM COMENTÁRIO