VOTE: Restaurar a Monarquia Parlamentarista no Brasil seria a única solução para o país?

Uma monarquia constitucional ou monarquia parlamentarista, que se opõe à monarquia tradicional e à monarquia absolutista, é um sistema político em monarquia que reconhece um rei eleito ou hereditário como chefe do Estado, mas em que há uma constituição (série de leis fundamentais) que limita os poderes do mesmo monarca.

A chefia de Estado é exercida por um monarca; a chefia de Governo por um primeiro-ministro, por um presidente do Conselho de Ministros, ou pelo Presidente do governo, a ele cabendo o verdadeiro encargo do Poder Executivo e a direção das políticas interna e externa do país, além da administração civil e militar, de acordo com as leis e a Constituição nacionais. Existe também uma Prerrogativa Real ou Poder moderador chefiado pelo Monarca.

As monarquias constitucionais modernas obedecem frequentemente a um sistema de separação de poderes: nele, o monarca é o chefe (simbólico) do poder executivo.

Uma ideia proposta por Ideia proposta por GUSTAVO DE SOUSA – DF propõem Restaurar a monarquia parlamentarista do Brasil.

Segundo ele, o sistema republicano presidencialista é corrupto e corruptor, além de caro e gerar uma concentração de poderes muito grande nas mãos do presidente.

A eleição presidencial é extremamente custosa, o que eleva as chances de corrupção e de criação de compromissos de campanha que distanciam do bem comum.

Em uma monarquia apenas uma pessoa recebe recursos pela chefia de Estado, independentemente do momento histórico.

A ausência de eleições majoritárias para a chefia de governo permite uma enorme economia de recursos A chefia de governo exercida por um Primeiro-Ministro envolve muito menos recursos.

A destituição do governo por incompetência através do monarca forçaria maior compromisso dos políticos.

Qual sua opinião pessoal referente a essa ideia?

Clique aqui para votar! Compartilhe para que mais pessoas possam expressar suas opiniões.

DEIXE UM COMENTÁRIO