5 tipos de cirurgia para varizes e recuperação

A cirurgia para varizes é utilizada quando outras formas de tratamento não-invasivo, como dieta ou uso de meias compressivas, por exemplo, não conseguiram eliminar ou disfarçar as varizes, que continuam provocando desconforto e alteração estética das pernas.

Existem vários tipos de cirurgia para retirar varizes das pernas, no entanto, nenhum é definitivo, sendo que as varizes podem voltar a aparecer, especialmente se não existirem cuidados para controlar o peso e melhorar a circulação sanguínea, como fazer uma alimentação equilibrada e praticar exercício físico regularmente.

1. Injeção de espuma

Nesta técnica, também conhecida como escleroterapia com espuma, o médico injeta uma espuma especial diretamente nas veias dilatadas que estão provocando as varizes. Esta espuma leva ao desenvolvimento de cicatrizes nas paredes da veia, fazendo com que feche e impedindo que o sangue continue circulando por aquele vaso.

Na injeção é utilizada uma agulha muito fina e, por isso, este tipo de tratamento normalmente não deixa qualquer tipo de cicatriz na pele. O valor da injeção de espuma nas varizes é de aproximadamente 200 reais por sessão e, por isso, o preço total pode variar de acordo com o local a tratar e o número de sessões necessárias. Saiba mais sobre como é feito este tipo de cirurgia.

2. Cirurgia a laser

A cirurgia laser é indicada para tratar vasinhos ou varizes pequenas, e é feita com a luz de um laser aplicada diretamente sobre o vaso da variz. Esta luz provoca calor dentro do vaso, eliminando-o lentamente até que desapareça completamente. Este tipo de cirurgia tem um custo de aproximadamente 300 reais por sessão, sendo que podem ser necessárias várias sessões para eliminar todas as varizes das pernas.

3. Radiofrequência

A radiofrequência funciona de forma muito semelhante à cirurgia laser, pois utiliza calor dentro do vaso para fechar a variz. Para fazer isso, o médico insere um pequeno cateter no interior da veia a tratar e, depois, utilizando radiofrequência, aquece a ponta, deixando-a quente o suficiente para levar o vaso a fechar.

Normalmente o valor é de 250 reais por sessão de radiofrequência e podem ser necessárias até 10 sessões para eliminar completamente, dependendo da quantidade de varizes.

4. Microcirurgia de varizes

A microcirurgia de varizes, também conhecida como flebectomia ambulatória, é feita no consultório do cirurgião vascular com anestesia local. Nesta cirurgia, o médico faz pequenos cortes sobre as varizes e remove os vasos que estão provocando as varizes mais superficiais.

Embora se possa voltar a casa no mesmo dia da cirurgia, é recomendado ficar de repouso até 7 dias para permitir que os cortes cicatrizem corretamente. Esta cirurgia permite remover varizes de tamanho pequeno ou médio, e tem um preço de cerca de 1000 reais, que pode variar de acordo com o médico e a clínica selecionados.

5. Remoção da veia safena

Esta operação também é conhecida como cirurgia tradicional e é utilizada no caso de varizes mais profundas ou grandes. Nestes casos, o médico faz um corte na perna e remove toda a veia safena, que não está funcionando corretamente. Assim, o sangue continua circulando por outras veias sem levar ao aumento da pressão por não conseguir passar pela safena.

A diminuição da pressão dentro dos vasos das pernas reduz o volume das varizes e evita a formação de novas, resolvendo problemas com varizes muito grandes, mas também vasinhos. Dependendo da complexidade da cirurgia, o valor pode variar entre os 1000 e os 2500 reais.

Como é o pós-operatório da cirurgia

O pós operatório da cirurgia de varizes depende do tipo de cirurgia e, por isso, deve ser sempre indicada pelo médico em cada caso. No entanto, existem alguns cuidados que são comuns a vários tipos de cirurgia, como:

  • Evitar fazer esforços, como subir ou descer escadas, nos 2 a 7 dias;
  • Manter alguma atividade física, fazendo pequenas caminhadas em casa;
  • Deitar com os pés mais elevados que o quadril, para permitir a drenagem;

Além disso, quando a cirurgia implica um corte na pele, é importante ir regularmente ao hospital para fazer o curativo com um enfermeiro.

Após a primeira semana de recuperação é possível iniciar pequenos passeios fora de casa, podendo-se retomar as atividades de rotina por volta das 2 semanas. Porém deve-se evitar levantar pesos e expôr as pernas ao sol nos primeiros 2 meses.

Outras atividades, como a academia ou corridas, devem ser iniciadas aos poucos e depois do 1º mês de recuperação, sob a orientação e supervisão do cirurgião vascular.

Possíveis complicações da cirurgia de varizes

As complicações que uma cirurgia de varizes pode trazer incluem:

  • Infecção das veias;
  • Hemorragia;
  • Hematoma nas pernas;
  • Dor nas pernas;
  • Lesão dos nervos da perna.

Estas complicações da cirurgia de varizes têm vindo a desaparecer, devido ao desenvolvimento das técnicas e, normalmente, podem ser evitadas se os pacientes cumprirem as recomendações de recuperação.

DEIXE UM COMENTÁRIO