A importância da logística para o comércio nacional

Conheça todos os passos para criar um bom planejamento logístico para sua empresa ou negócio!

O comércio continua crescendo e apresentando resultados cada vez mais chamativos e positivos, entretanto para garantir o sucesso que você procura é necessário ter uma excelente logística. Consiste em uma estratégia da empresa para um determinado negócio que, por sua vez, tem como objetivo fazer com que uma mercadoria ou serviço chegue sempre em perfeitas condições até o consumidor final, seja uma empresa ou pessoa física.

Para que tudo isso seja realmente possível, é importante estar sempre bem atualizado e conhecer um pouco sobre o cenário a sua volta, esteja atento a todos os movimentos da concorrência e analise os pontos fracos e fortes que a sua empresa possui.

No setor imobiliário este pequeno detalhe é muito fácil de ser identificado. Certamente os apartamentos com vista para o mar apresentam melhor custo benefício do que aqueles que estão a mais de 400 metros. Sendo assim, continue lendo o artigo e saiba tudo sobre a importância de uma boa logística para o seu negócio.

O que é logística de comercio nacional?

Bom, como foi visto anteriormente, a logística de uma determinada empresa é responsável por fazer com que o produto chegue com boas condições de uso até a pessoa, considerado o consumidor final da marca. Pensando exclusivamente em você, separamos algumas dicas para melhorar a sua logística. Confira!

Em primeiro lugar procure melhorar a agilidade e controle da sua linha de produção, aqui, quanto mais demanda e menos organização tiver, mais difícil será evitar que problemas aconteçam. Muitas vezes, é mais indicado baixar sua demanda para poder garantir o bom atendimento e a qualidade do serviço ou produto que está sendo oferecido para o público.

Em seguida, converse com todos os fornecedores e funcionários da sua empresa, caso seja uma imobiliária converse também com os corretores. Passe todas as informações relevantes e que são norma da instituição, além disso, procure padronizar o atendimento.

Esteja sempre aberto a fazer novas parcerias e buscar ideias inovadoras para melhorar o resultado final do produto ou serviço, não tenha medo de errar. Às vezes apostar em ramos menores pode ser uma boa solução, eles podem te surpreender e criar novos caminhos de sucesso e crescimento. Ter o costume de ler revistas de negócio pode ser perfeito, lá são apresentados dados do mercado e melhorias para sua empresa.

Uma vez que tudo está em ordem, é hora de começar a analisar alguns pontos muito importantes que podem ajudar a melhorar a logística da empresa:

  • Primeiro: separe corretamente os produtos, mantenha o imóvel limpo ou confira que o serviço tenha a qualidade esperada;
  • Segundo: contrate seguro de transporte;
  • Terceiro: monitore o deslocamento da mercadoria e o cadastramento da pessoa;
  • Quarto: separe previamente toda a documentação necessária;
  • Quinto: escolha sempre o modelo de transporte mais adequado e econômico;
  • Sexto: tente reduzir as taxas adicionais.

Para as empresas que estão iniciando no setor, uma dica é investir no transporte rodoviário, já que costuma ser mais barato. Mas, procure se atentar a todos os detalhes, os veículos podem não estar equipados da melhor forma possível para atender ás necessidades da sua empresa.

Além disso, a documentação e trâmites necessários podem atrapalhar um pouco as pequenas que estão iniciando no setor. Sendo assim, consulte um especialista na área para que possa ter orientar corretamente.

Comércio em Santa Catarina

O comércio de Santa Catarina vem crescendo nos últimos anos, principalmente durante os meses de alta temporada nas cidades mais agitadas do estado, como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis. Em janeiro de 2019, o comércio de SC teve um crescimento de 15,5% em relação ao mesmo período de 2018. Esse dado foi divulgado pelo IBGE em março deste ano.

Os principais responsáveis por esse crescimento foram os setores de móveis e mercados, com 24,3% e 21,6% respectivamente. Entretanto, os setores de calçados, tecidos e vestuários apresentaram resultados negativos em relação a 2017. O comércio varejista ampliado também apresentou crescimento significativo no último ano, o setor inclui materiais de construção e veículos, com alta de 42%.

Estes números devem ser levados em consideração na hora de investir em algum ramo específico do mercado ou no momento de colocar as suas casas à venda. Uma vez que, eles poderão te ajudar a realizar as escolhas certas e que realmente valem a pena. Não adianta investir em um setor que está em queda. A seguir, confira algumas das principais

Vantagens de investir no setor imobiliário

O setor imobiliário foi aquele que mais cresceu nos últimos anos desde 2008, afinal todo mundo sonha em poder comprar algum dos apartamentos em Balneário Camboriú com vista ao mar e uma tranquilidade única que encanta todas as pessoas que visitam a cidade. Por isso, cada vez mais os empresários estão decidindo apostar neste ramo, uma boa logística basta para começar a ver os resultados positivos.

Além disso, pesquise um pouco sobre as demandas na região, hoje, dia, é fácil perceber que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o estilo de vida e as exigências continuam aumentando. Apresente soluções em bairros bons e perto de mercados, universidades, escolas, restaurantes, barzinhos, centros comerciais e praia.

Os imóveis para alugar por temporada também são muito favoráveis, inclua isso no seu plano estratégico. Algumas das cidades de Santa Catarina mais procuradas pelos universitários e turistas são Joinville, Brusque, Blumenau, Jaraguá do Sul, Criciúma e Florianópolis.

Nestas regiões a demanda é muito grande e o mercado muito competitivo, sendo necessário pensar em ideias inovadoras e que chamem a atenção do público potencial que pretende comprar ou alugar um imóvel.

Gostou do artigo? Continue acompanhando nossas postagens aqui em nosso blog e confira a importância da logística para o comércio nacional, com ênfase no estado de Santa Catarina e região. Compartilhe em suas redes sociais agora mesmo, com certeza irá ajudar muitas pessoas que desejam inovar e crescer no setor imobiliário.

DEIXE UM COMENTÁRIO