O índice de abstenção na disputa pela prefeitura do Rio foi superior ao número de votos conquistados pelo candidato Marcelo Freixo (PSOL). De acordo com o TSE, com 99% das urnas apuradas, 1,3 milhão de eleitores aptos a votar, ou 26,85% do total, não compareceram às urnas neste domingo, enquanto o candidato do PSOl somou 1,158 milhão, 40,65% dos votos válidos. O candidato do PRB Marcelo Crivella foi eleito o novo prefeito do Rio, com 1,6 milhões de votos.
A abstenção cresceu em relação ao primeiro turno, quando 1,189 milhão, 24,3% do eleitorado, deixou de votar. O número também foi maior que o registrado em 2008, último ano em que houve segundo turno no Rio. Naquele ano, a abstenção chegou a 20,2%, o que correspondeu a 927,250 mil eleitores.
O número de eleitores que votaram em branco ou nulo também cresceu e chegou a 20%, o que corresponde a 717,5 mil eleitores.
A campanha no Rio foi marcada pela agressividade. Na reta final da disputa, os dois candidatos subiram o tom e privilegiaram os ataques tanto na propaganda eleitoral no rádio e na TV, quanto nos debates realizados ao longo do segundo turno.
Mais cedo, pela manhã, Crivella e Freixo se mostraram confiantes na vitória ao votar. O candidato do PRB afirmou que “todo candidato é confiante”. Já Freixo disse acreditar que a disputa estava indefinida.
Informações: O Globo