ANÁLISE | A UE sem Grã-Bretanha, Polônia e Hungria se opõe a um projeto imperial progressista?

Uma das questões políticas (junto a outras questões como o movimento de Greta e a crise migratória europeia) que perdeu completamente a atenção da grande mídia após a histeria global da covid-19, é a questão do Brexit.

Muitos podem ter esquecido que o Reino Unido finalmente cortará todos os laços com a UE em 1º de janeiro de 2021.

Depois de inicialmente ter lutado contra a decisão britânica de deixar a união, a elite da UE em Bruxelas agora a aceitou e começou a enfatizar o que considera efeitos positivos de uma futura UE com o Reino Unido.

A Grã-Bretanha foi durante décadas uma das três principais potências da UE, juntamente a Alemanha e França. Ao contrário dos outros dois estados, sempre foi muito relutante em relação às ideias de aumento do poder centralizado em Bruxelas e era um oponente declarado contra a perspectiva de uma UE federalizada.

Sempre serviu como uma interrupção automática, acabando com qualquer uma dessas propostas.

Novo tratado da UE após Brexit

Em 26 de novembro de 2019, foi anunciado que os governos alemão e francês concordaram em lançar o projeto “Conferência sobre o Futuro da Europa”.

O projeto examinará mais de perto o futuro de médio a longo prazo da Europa e as reformas institucionais de que necessita, de acordo com a Alemanha e a França. Terá a duração de dois anos e envolverá a Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho Europeu.

A conferência vem em resposta à decisão do Reino Unido de deixar a UE e à percepção generalizada de que os conflitos internos dentro da UE após a Crise da Dívida Europeia de 2009, a Crise da Migração Europeia de 2015 (e agora a Crise Financeira da covid de 2020 também podem ser adicionados), poderiam resultar no colapso da UE como projeto político conjunto.

A resposta para todos esses problemas deveria ser a Conferência sobre o Futuro da Europa, que começou quando a Alemanha assumiu a presidência rotativa do Conselho da União Europeia em julho de 2020 e terminará em julho de 2022, ao mesmo tempo que a França termina seu presidência rotativa do conselho.

Após mais alguns meses de debate sobre as conclusões a serem extraídas do projeto, podemos esperar o início do processo para tentar criar um novo tratado da UE, o primeiro novo tratado desde que o Tratado de Lisboa foi assinado, em 2007, e liderar ao aumento da centralização política da UE, com mais poder sendo transferido dos Estados membros para Bruxelas.

“União cada vez mais estreita”

De acordo com as tradições da UE, espera-se que um novo tratado leve automaticamente a um grau ainda maior de centralização, já que o mantra dos federalistas europeus tem sido uma “união cada vez mais estreita” desde que a frase foi escrita no preâmbulo do Tratado de Roma de 1957, que criou a Comunidade Econômica Europeia.

Quem sabe exatamente até onde irá a centralização com este novo tratado? Talvez a UE tente levar adiante ideias como um hino oficial da UE e uma bandeira oficial, dois símbolos que foram incluídos na Constituição Europeia conjunta que foi aprovada por todos os Estados membros em 2004, mas nunca recebeu a ratificação necessária por todos os Estados depois que os franceses e os holandeses votaram ‘não’ nos referendos de 2005.

Talvez a elite da UE tente ir ainda mais longe e desta vez alcance a federalização plena da UE, tentando efetivamente criar um “Estados Unidos da Europa”, que tiraria toda a soberania nacional dos milenares Estados-nação europeus?

A batalha que será travada na Conferência sobre o Futuro da Europa será entre o eixo centralizador franco-alemão e a aliança soberanista de Estados menores, liderados pela Polônia e Hungria.

Infelizmente, nem todos os Estados menores se juntarão à Polônia e à Hungria. Alguns deles são pequenos demais e muito dependentes da economia alemã. Outros Estados, embora sejam tecnicamente grandes o suficiente para se manterem economicamente autônomos, são ideologicamente fracos quando se trata de defender a soberania nacional. Nesses Estados, tanto o povo como as elites acreditam erroneamente que o Estado-nação europeu não pode sobreviver no futuro globalizado.

Chegada de Macron, o Centralizador

O banqueiro de Rothschild, Emmanuel Macron, foi eleito presidente da França em abril de 2017, depois de realizar uma campanha com um foco incomum na reforma da UE e no aumento da centralização da UE.

Sua primeira visita de Estado ao exterior foi a Berlim, onde expôs sua proposta de emissão conjunta de títulos da UE e a resultante coletivização da dívida na Europa.

Inicialmente relutante, Merkel cedeu e aceitou a ideia que se manifestou nos chamados “Títulos Corona” que totalizam 750 bilhões de euros que serão distribuídos aos Estados membros após a cúpula do Conselho Europeu em julho de 2020, que também concordou com o próximo orçamento da UE de sete anos (incluindo a atribuição à UE de direitos fiscais pela primeira vez, outro sonho de longa data dos centralistas e federalistas).

Durante essa cúpula, os Estados da Europa Ocidental pressionaram fortemente para que um “mecanismo de Estado de Direito” fosse incluído no orçamento de longo prazo da UE e o fundo de recuperação do coronavírus, conhecido como “Next Generation EU”.

A ideia baseia-se em permitir que a maioria dos Estados da UE decida que os governos conservadores da Polônia e da Hungria infringiram o Estado de Direito nos seus países de origem e que esta decisão deve permitir o congelamento de todos os fundos da UE para esses Estados.

Liberum veto* polonês e húngaro (*Latim: “veto livre”)

A Polônia e a Hungria ameaçaram vetar o Mecanismo do Estado de Direito e toda a cimeira, incluindo o fundo de recuperação de covid e o orçamento a longo prazo. Em vez disso, foi alcançado um compromisso baseado em permitir à UE maior controle para investigar se havia corrupção na forma como os fundos da UE são usados ​​nos Estados-Membros.

No outono, o Parlamento Europeu contatou a presidência rotativa alemã do Conselho da União Europeia e exigiu que o “Mecanismo de Estado de Direito” fosse reinterpretado em sua base original, o que era inaceitável para a Polônia e a Hungria.

A Comissão Europeia aceitou a alteração e Bruxelas tentará impor este mecanismo à Polônia e à Hungria durante a Cimeira do Conselho Europeu que decorrerá entre 10 e 11 de Dezembro.

A Polônia e a Hungria, tendo confiado em Bruxelas durante a cimeira do Conselho Europeu de julho de 2020, não podem vetar o próprio “Estado de Direito-Mecanismo”. Em vez disso, eles agora ameaçam vetar o próximo orçamento da UE de 7 anos e o fundo de recuperação do Coronavírus.

UE contra governos conservadores em Varsóvia e Budapeste

Então, qual é o objetivo da pressão constante de Bruxelas e da imprensa internacional para retratar os governos conservadores na Polônia e na Hungria como transformando seus países em ditaduras?

O objetivo é introduzir o mecanismo do Estado de Direito e, em seguida, retirar os fundos da UE dos dois países. Bruxelas espera que, ao atingir os bolsos dos poloneses e húngaros normais, incentive essas pessoas a irem primeiro às ruas e, depois, às urnas eleitorais, para votar os governos conservadores para fora do poder.

As novas elites políticas liberais em Varsóvia e Budapeste concordariam, então, com as mudanças do tratado centralizador que a França e a Alemanha proporão durante a Conferência sobre o Futuro da Europa, assim que o Reino Unido deixar a UE.

A constante difamação da Polônia e da Hungria na imprensa ocidental e as tentativas de Bruxelas de introduzir um mecanismo de Estado de Direito nada têm a ver com a política interna da Polônia e da Hungria.

Tem tudo a ver com uma tentativa de retirar seus governos do poder, tornando impossível para esses países conservadores e soberanistas construir uma coalizão de Estados menores, que poderiam impedir o projeto de Macron e Merkel de construir os Estados Unidos da Europa em um mundo globalizado pós-covid.


O colunista Adam Starski, o ‘BasedPoland’ do Twitter, está com nova conta na rede social. Para segui-lo clique em @RedPilledPoland.

O post ANÁLISE | A UE sem Grã-Bretanha, Polônia e Hungria se opõe a um projeto imperial progressista? apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO