Anvisa forma maioria de votos a favor do uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford

O primeiro voto da diretoria colegiada da Anvisa, da relatora Meiruze Freitas, aprovou neste domingo (17) o uso emergencial da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac.

Ao todo, cinco votos serão anunciados ainda nesta tarde.

O uso emergencial é uma medida experimental e temporária. O protocolo é adotado até que a vacina receba o registro definitivo no país.

Segundo Freitas, a Anvisa revisou o marco regulatório e flexibilizou requisitos técnicos de maneira alinhada às recomendações internacionais. Ainda de acordo com ela, os benefícios devem superar seus potenciais riscos.

“No contexto da pandemia e dos eventuais benefícios desta vacinação, entendo que a Anvisa deve prosseguir como processo”, afirmou.

Freitas destacou a necessidade do monitoramento contínuo da vacina após aprovação do uso emergencial.

Outros dois diretores da Anvisa acompanharam a relatora, Meiruze Sousa Freitas, e votaram pela aprovação do uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz, contra a covid-19.

Até 15h00 de hoje, o placar era de 3 votos favoráveis e nenhum contrário.

O post Anvisa forma maioria de votos a favor do uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO