Biden anuncia plano de vacinação obrigatória que afeta 100 milhões de trabalhadores nos EUA

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, anunciou nesta última quinta-feira (9) que vai exigir que todos os funcionários da esfera federal sejam vacinados contra a covid-19.

Além disso, o Departamento de Trabalho vai divulgar regra para exigir que empresas com mais de 100 funcionários vacinem seus empregados ou os testem semanalmente.

As novas medidas da Casa Branca cobrem cerca de dois terços de todos os trabalhadores do país. A decisão é uma tentativa mais ampla e agressiva de conseguir impor a vacinação a todos os norte-americanos.

“Estamos em um momento difícil e ele pode durar um tempo”, disse Biden, ao comentar sobre a variante Delta. “Podemos e vamos virar o jogo contra a covid-19”, acrescentou.

De acordo com o plano do mandatário, o governo também vai exigir a vacinação de mais de 17 milhões de profissionais de saúde em hospitais e outras instituições que participam de programas de auxílio e cuidados médicos para os mais pobres, mais velhos ou com deficiência.

As novas exigências de vacinação cobrem cerca de 100 milhões de pessoas, ou aproximadamente dois terços dos trabalhadores dos Estados Unidos, disseram autoridades.

O projeto, contudo, deve enfrentar disputas jurídicas, e já foi alvo de críticas por parte da oposição republicana e defensores da liberdade individual.

Agora, funcionários do governo federal têm 75 dias para tomar a vacina. Caso contrário, enfrentarão a possibilidade de demissão se não estiverem dentro das poucas categorias de exceção.

O post Biden anuncia plano de vacinação obrigatória que afeta 100 milhões de trabalhadores nos EUA apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO