Bolsonaro autoriza presença temporária de militares dos EUA em território brasileiro

Um decreto assinado pelo presidente da República, publicado nesta quinta-feira (14), autoriza a presença temporária de forças militares dos Estados Unidos em território nacional.

A iniciativa visa executar um exercício conjunto com o exército brasileiro.

O treinamento envolve as tropas dos dois países e foi estipulado em uma conferência bilateral realizada em 2020. A partir disso, de modo anual, fica preestabelecido o ajuntamento até 2028.

Neste ano, conforme o Planalto, o exercício militar irá acontecer entre os dias 28 de novembro e 18 de dezembro, na região do Vale do Paraíba, no trecho entre os Municípios de Resende (RJ) e de Lorena (SP).

O Planalto frisou, inclusive, que entre janeiro e março deste ano, foi realizado o primeiro exercício entre os dois países, em Fort Polk, no estado de Luisiana, EUA.

“Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, diz o texto da Secretaria-Geral da Presidência.

O post Bolsonaro autoriza presença temporária de militares dos EUA em território brasileiro apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO