Carnaval: Comlurb recolhe mais de 100 toneladas de lixo nas ruas do Rio

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb) recolheu mais de 100 toneladas de lixo do Sambódromo e das ruas do Rio,  nos locais de desfile de blocos, no sábado (10). Foram retiradas  32,5 toneladas (t) de resíduos na Passarela do Samba, na Marquês de Sapucaí, sendo, 2.25 t de material reciclável.

O balanço parcial dos blocos revela até agora que 60,6 toneladas foram recolhidas. No Bloco da Favorita, que se apresentou na orla de Copacabana foram retiradas 33 t, seguido pelo Cordão da Bola Preta, com 27,6 toneladas de resíduos, durante a  apresentação  na área central da cidade. O programa Lixo Zero multou 143 foliões, sendo 134 por urinar nas ruas e nove por descarte irregular de pequenos resíduos.

Blocos

A companhia informou, por meio de nota, que a logística de limpeza do Carnaval de Rua começou no pré-carnaval e continuará até o encerramento da festa no dia 18 de fevereiro. O protocolo define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema de limpeza contará com 1 mil 100 homens por dia, com apoio de 50 veículos, entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, carros lava a jato, caminhões basculantes, varredeiras mecânicas e mini basculantes.

A operação de limpeza para atender a folia nas ruas é diferenciada com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até sua dispersão para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Com a saída dos foliões é realizada a remoção dos resíduos com sopradores, além da lavagem das pistas com água de reúso e desodorizante.

Lixo Zero

Os foliões que vão brincar no Carnaval de Rua devem ter cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O Programa Lixo Zero não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará os maiores e os mais importantes blocos da cidade.

A equipe do Lixo Zero, formada por 210 agentes de fiscalização da Comlurb e 140 guardas municipais, atuarão nos blocos, nas ruas dos desfiles e no entorno. Caso o folião seja pego urinando, em flagrante,  pela equipe de fiscalização, receberá multa no valor de R$ 563,30, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é R$ 205,60.

DEIXE UM COMENTÁRIO