China envia aviões militares à Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan para testar atitudes de Biden

O Exército de Libertação do Povo da China (PLA) voou várias aeronaves para a Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan (ADIZ) no fim de semana, em um movimento que analistas disseram que estava exercendo força militar no início do governo Biden, segundo informações da Radio Free Asia.

O ministério da Defesa de Taiwan disse que 13 aviões de guerra chineses – incluindo um avião antissubmarino Y-8, oito bombardeiros Xian H-6K capazes de transportar mísseis de cruzeiro anti-navio e quatro jatos de combate Shenyang J-16 – fizeram incursões na parte sudoeste da ADIZ de Taiwan somente no sábado, o maior número observado em um único dia.

Ao contrário das incursões anteriores, a operação de sábado incluiu bombardeiros e jatos de combate de alta velocidade geralmente usados ​​para fins ofensivos, vinculando-o à presença relatada de um grupo de porta-aviões dos EUA nas proximidades, informou a Agência Central de Notícias (CNA) de Taiwan.

O Departamento de Estado dos EUA rebateu “o padrão das contínuas … tentativas [da China] de intimidar seus vizinhos, incluindo Taiwan”.

“Instamos Pequim a cessar sua pressão militar, diplomática e econômica contra Taiwan e, em vez disso, se envolver em um diálogo significativo com os representantes democraticamente eleitos de Taiwan”, disse o departamento em um comunicado.

O departamento disse que o governo Biden apoiaria uma resolução da tensão com a China que fosse “consistente com os desejos e melhores interesses do povo de Taiwan”.

“Continuaremos a ajudar Taiwan a manter uma capacidade de autodefesa suficiente”, disse. “Nosso compromisso com Taiwan é sólido como uma rocha.”

You Si-kun, presidente do parlamento democraticamente eleito de Taiwan, o Yuan Legislativo, disse que o momento estava claramente vinculado ao novo governo nos EUA.

“O governo Biden está muito preocupado com o fato de [a China] estar intensificando suas atividades provocativas”, disse Si-kun à RFA. “É bastante claro que eles estão testando a atitude dos EUA.”

“Agradeço aos Estados Unidos por sua resposta e … acho que eles deveriam tomar outras medidas para evitar esse tipo de provocação da China no futuro”, disse ele.

O porta-voz da Defesa de Taiwan, Shih Shun-wen, disse que as forças da ilha lidaram bem com a situação.

“O exército nacional realizou reconhecimento e vigilância de perto entre os serviços combinados e administrou seu estado de prontidão para combate de forma apropriada”, disse Shih à RFA. “A segurança nacional [de Taiwan] foi protegida.”

O analista militar taiwanês Cheng Chi-wen disse que as incursões têm significado político e militar.

“Isso mostra que [Pequim está adotando] uma linha dura … o que significa que uma resposta militar não pode ser descartada, se os EUA não agirem em prol dos interesses da China em Taiwan”, disse Cheng à RFA.

Cheng disse que a operação de sábado foi muito mais complexa do que as incursões anteriores, com o número de surtidas muito superior aos níveis anteriores.

O ex-piloto de caça taiwanês Chang Yen-ting disse que espera mais do mesmo no ano que vem.

“Eles estão testando as águas e descobrindo ‘para onde está o vento’”, disse Chang à RFA. “Eles querem ver como o novo presidente e secretário de Estado reagem em questões como  a de Taiwan.”

“Basicamente, o Partido Comunista Chin6es (PCC) aumentará a pressão sobre Taiwan por meio do uso da força militar”, disse ele.

Chieh Chung, pesquisador da National Policy Foundation na ilha democrática de Taiwan, disse que o PCC está claramente tentando chamar a atenção para suas ações.

“Eles aumentaram a intensidade e cruzaram para o sudoeste do ADIZ, o que envia uma mensagem, sem aumentar excessivamente as tensões com o governo Biden”, disse Chung à RFA.

Chung disse que a operação foi cuidadosamente planejada para reforçar a posição de negociação de Pequim com o novo governo em Washington. Ele disse que a operação pode ser um precursor para um exercício conjunto de ar marítimo em grande escala no futuro.

Em 2018, o Pentágono avisou que o Exército de Libertação do Povo da China (PLA) está gradualmente se preparando para uma possível invasão de Taiwan, à medida que o PCC “continuou a desenvolver e implantar capacidades militares cada vez mais avançadas destinadas a coagir Taiwan, sinalizar a determinação chinesa e melhorar gradualmente as capacidades para uma invasão.”

Taiwan nunca foi governado por Pequim nem fez parte da China, mas foi bloqueado da diplomacia e das agências internacionais por insistência do Partido Comunista Chinês (PCC).

Washington disse que não vai mais tentar “apaziguar” a China em Taiwan, já que o Departamento de Estado anunciou o fim da proibição de contato oficial e diplomático de alto nível com autoridades taiwanesas em 9 de janeiro, no final do governo Trump .

Sob o comando do ditador comunista Xi Jinping, a China intensificou sua retórica, reivindicando a ilha como parte de seu território, e se recusou a descartar uma invasão militar. Mas o presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse repetidamente que os 23 milhões de habitantes do país não desejam abrir mão de sua soberania ou de seu modo de vida democrático.

A ADIZ de Taiwan foi criada pelas Forças Armadas dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial e cobre a maior parte do Estreito de Taiwan, parte do Mar da China Oriental e espaço aéreo adjacente, disse a revista The Aviationist em um artigo de 24 de janeiro em seu site.

A zona não está definida em nenhum tratado internacional nem é regulamentada por qualquer organismo internacional. Ela se estende pelo que é principalmente espaço aéreo internacional, muito além do espaço aéreo territorial, que se estende por apenas 19 Km da costa de um país.

As zonas são projetadas principalmente para dar a um país mais tempo para responder a aeronaves potencialmente hostis, disse o artigo.

O post China envia aviões militares à Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan para testar atitudes de Biden apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO