Com a possível morte, quem sucederia Kim Jong Un?

A morte do líder da Coreia do Norte pode levar a um grande vácuo, embora a estabilidade provavelmente prevaleça. Mas, o que aconteceria se Kim Jong Un morresse?

O Nk News descreveu em um artigo publicado em 14 de março de 2019, o que pode acontecer se Kim Jong Un falecer.

Obviamente, houve períodos na história norte-coreana em que o país não teve um sucessor em espera. O primeiro foi antes de Kim Jong Il ser nomeado no início dos anos 70. O segundo começou quando Kim Il Sung morreu em 1994 e antes de Kim Jong Un aparecer pela primeira vez em 2009. O terceiro começou em 2011 – e continua até hoje.

A primeira coisa que precisa ser dito sobre esse cenário repentino é que as notícias da morte de Kim Jong Un – sejam naturais ou não-naturais – seriam um choque total para a elite norte-coreana.

Para eles, isso significaria que, pela primeira vez na vida, eles teriam que lidar com uma sucessão não planejada de poder – e pela primeira vez na vida a viver à sombra de um Kim.

A morte de Kim também representaria uma crise sem padrão de comportamento seguro. Em 1994, o caminho seguro era aceitar a escolha de Kim Il Sung e escolher Kim Jong Il. Em 2011, eles escolheram seguir Kim Jong Un, conforme a vontade de seu pai. Se Kim Jong Un morrer, não haveria essa opção.

Sistema norte-coreano

A desintegração imediata do sistema socialista ditatorial norte-coreano após a morte de Kim Jong Un é extremamente improvável. A história sugere que os Estados totalitários geralmente não terminam assim: o povo soviético não se rebelou quando Stalin morreu, nem os chineses quando Mao morreu.

A primeira coisa que precisa ser dita é que a Coreia do Norte, como a União Soviética antes dela, não possui uma linha oficial de sucessão. Isso é incomum – nos Estados Unidos, por exemplo, se o presidente morre, eles são sucedidos pelo vice-presidente, que será substituído pelo presidente da Câmara dos Deputados se morrerem.

A Coreia do Norte não tem nada disso e nunca teve. Quando o Ditador Kim Il Sung morreu, seu cargo ficou vago e nenhum de seus quatro vice-presidentes interveio.

Quando o ditador Kim Jong Il morreu, o vice-presidente Jang Song Thaek não interveio (embora ele provavelmente quisesse). As posições do Chefe de Estado são consideradas ainda ocupadas até a posse do sucessor.

A desintegração imediata do sistema socialista ditatorial norte-coreano após a morte de Kim Jong Un é extremamente improvável.

Então, se Kim Jong Un morresse, seria natural supor que uma luta pelo poder se seguisse. Há uma boa chance de que um dos principais líderes do Partido assuma o controle, uma vez que a superioridade do Partido sobre todas as outras instituições nunca foi questionada.

Dado que dois dos três membros do Comitê Permanente do Departamento Político do Partido dos Trabalhadores são muito antigos, por enquanto parece ser seu terceiro membro – Presidente do Departamento de Organização e Orientação Choe Ryong Hae – que parece ser o candidato mais realista a substituir Kim.

Na verdade, ele não é apenas o único jovem dos escalões superiores do Partido, mas também é diretamente responsável por todos os compromissos da elite.

Choe Ryong Hae, ou outro sucessor, seria confrontado com uma escolha. Ele deveria “sentar-se no trono” ou instalar uma figura de proa da família Kim – Kim Yo Jong parece a escolha mais lógica – para preservar a tradição do domínio da família.

No entanto,  a primeira opção parece ser mais realista. Quando Kim Jong Un foi colocado no poder, algumas autoridades poderosas – como Jang Song Thaek e possivelmente o vice-marechal Ri Yong Ho – tiveram sonhos de controlá-lo. Esse sonho terminou em suas mortes prematuras.

Como resultado, tradição ou não, a ascensão formal à posição de Líder Supremo pode ser vista pelo sucessor como a única maneira de preservar sua vida.

Como a sucessão acontecerá?

Normalmente, as instituições não são tão importantes em um país como a Coreia do Norte. Enquanto vários oficiais são eleitos oficialmente, na prática são nomeados pelo Departamento Supremo de Líderes, Organização e Orientação, Departamentos do Quadro ou presidentes locais do Partido.

No entanto, pode-se supor que em um momento de crise – e a morte súbita de Kim Jong Un certamente se qualificaria como tal – regras e regulamentos formais no sistema podem começar a desempenhar um papel. Se a elite for dividida, pode ser uma votação formal, digamos, pelo Comitê Central que decide quem está no comando.

Portanto, faz sentido investigar como a nomeação do principal líder é formalmente feita no Norte e, como se pode ver abaixo, isso não é algo a ser feito em uma reunião de alguns altos funcionários.

Para eleger o Presidente do Partido, é preciso convocar uma Conferência ou um Congresso. Para eleger o Chefe de Estado, o presidente da Comissão de Assuntos Estaduais, é preciso convocar uma sessão da Assembleia Popular Suprema (APS) – o Comitê Permanente da APS não tem essa autoridade.

Para alterar o convênio do Partido ou a Constituição e alterar as regras formais, é preciso exatamente o mesmo: uma sessão do Congresso / Conferência ou da APS. Isso não pode ser feito rapidamente e o tempo é sempre essencial em tais situações.

Assim, parece mais provável que uma sessão da APS ou um evento do Partido para escolher o próximo Líder Supremo seria uma mera formalidade e a decisão real seria tomada mais cedo – o que, é claro, deixa ainda mais espaço para a instabilidade inicial.

Comitê funerário

Se o líder morrer, haverá um indicador muito importante sobre quem o sucederá. Mesmo que não seja mencionado diretamente no anúncio da morte do líder, o presidente de sua comissão funerária será, quase certamente, o sucessor designado.

Esta é uma tradição muito antiga que remonta à União Soviética, quando o futuro Secretário Geral era presidente da comissão funerária do anterior Secretário Geral. Também na Coreia do Norte, Kim Jong Il presidiu o comitê Kim Il Sung e Kim Jong Un presidiu o de seu pai.

Um caso em que o mesmo esquema funcionasse para uma ditadura pós-comunista com uma linha de sucessão pouco clara seria o Turquemenistão. Gurbanguly Berdimuhamedow atuou como presidente do comitê fúnebre do presidente vitalício Saparmurat Niyazov.

Quando Niyazov morreu, havia muita especulação sobre quem o sucederia – mas aqueles que se lembraram da tradição soviética sabiam que a decisão havia sido tomada: seria Berdimuhamedow.

O presidente da comissão funerária é o “novo rei” – ou melhor, o novo rei é o presidente (ditador). A ausência de um presidente (ditador) significa que a elite está dividida – se os membros estiverem listados em ordem alfabética, isso pode significar que a decisão sobre a liderança foi adiada – e os observadores devem se preparar para uma luta pelo poder.

Reformas?

A morte de um ditador geralmente leva à reformas. Kim Il Sung sabia disso – e sua engenhosa tentativa de converter a Coreia do Norte em uma monarquia absoluta visava amplamente impedir isso. Apesar disso, Kim Jong Il aprovou algumas reformas nos anos 90 – o que reduz notavelmente a perseguição de famílias de criminosos políticos.

De fato, Kim Jong Un parece ser a exceção a esta regra. Não sendo o primeiro, mas o segundo homem a herdar o poder de seu pai, ele podia “se dar ao luxo de tal luxo”.

Qualquer sucessor da dinastia Kim enfrentaria a necessidade de explicar ao povo e à elite por que ele é melhor do que seus infinitamente grandes antecessores. A fonte de legitimidade de Kim Jong Un foi e é sua lealdade ao pai e ao avô.

O novo presidente (ditador) precisaria obter resultados rapidamente, para que os participantes não fiquem impacientes.

As reformas podem ser limitadas, como a de Gurbanguly Berdimuhamedow anteriormente mencionado, ou podem ser radicais, como a de Nikita Khrushchev e Deng Xiaoping. A escala das reformas dependeria da personalidade do líder e das condições do país.

A respeito de Choe Ryong Hae, o que se sabe é que ele era um monstro até para os padrões da elite norte-coreana. No entanto, paradoxalmente, ser um planejador sem moral não impede que alguém se torne reformista.

Talvez o exemplo mais conhecido seja o chefe da polícia secreta soviética, Lavrentiy Beria, que provou ser um reformador “competente” após a morte de Stalin em 1953 – antes de ser expulso por seus colegas.

Assim, é possível que Choe se torne o “Beria da Coreia do Norte”, caso Kim Jong Un morra – e há uma grande quantidade de reformas econômicas e políticas que ele poderia aprovar que seriam populares, mas que não ameaçariam seu domínio sobre o poder e poderiam dar a ele uma reputação como “reformador”.

Um sucessor reformista precisaria de dinheiro para seus projetos. E aqui ele seria capaz de usar uma moeda de troca que Kim Jong Un não pode perder – ele seria capaz de entregar armas nucleares em troca de assistência e investimento econômico maciço.

Kim Jong Un não podia pagar isso porque ele sabe que, em primeiro lugar, isso seria percebido como uma traição à linhagem de seu pai, para a qual, uma e outra vez, alega lealdade incondicional, e porque os investidores estrangeiros podem relutar em investir em uma decisão do país por uma dinastia ditatorial.

No entanto, investir em um país dirigido por reformadores que lutam contra o legado de um ditador é uma questão totalmente diferente.

Ao contrário de Kim, um sucessor não-dinástico em potencial precisaria conduzir reformas para manter o poder – e essas reformas também direta e indiretamente tornariam a Coreia do Norte mais atraente para os investidores.

Quanto às armas nucleares, entregá-las seria um movimento impopular – mas se resultasse em enorme crescimento econômico, poderia “ser vendido” ao povo.

Um sucessor não-dinástico em potencial precisaria realizar reformas para manter o poder.

A Coreia do Norte de Kim Jong Un, se não usar armas nucleares, ainda lutaria para atrair investidores e não estaria a salvo de uma intervenção militar – portanto, nunca abandonará seu arsenal.

A Coreia do Norte de um sucessor reformista não teria esses problemas – e por que alguma grande potência como a China ou Estados Unidos invadiria um país liderado por um reformador?

No entanto, uma coisa que deve ser notada é que essas reformas podem não durar. Uma vez que sua posição seja garantida e uma nova ordem seja estabelecida, o sucessor poderá enfrentar menos necessidade de continuar com as reformas. Ainda assim, nessa época, a linha de política estabelecida seria mais moderada do que a atual.

A possível morte do líder da Coreia do Norte significaria que o Estado norte-coreano perderia muita legitimidade aos olhos do seu povo e que, após a crise inicial, as reformas parecem prováveis ​​a curto e médio prazo.

Kim Jong Un ainda é jovem – estimado em 35 anos – e parece improvável que ele falecerá em um futuro próximo. Mas a Coreia do Norte é uma terra de surpresas, e seus sucessores precisarão estar preparados.

DEIXE UM COMENTÁRIO