Conheça a primeira ferrovia do Brasil criada por Barão de Mauá e abandonada pelo poder público

Em 30 de abril de 1854, Dom Pedro II inaugurou a primeira estrada de ferro do Brasil, construída por Irineu Evangelista de Souza, que naquele dia foi agraciado com o título de Barão de Mauá.

Primeiro sistema bimodal de transporte do país, carreiras de barcas ligavam a Corte à Praia de Mauá, onde os passageiros eram transferidos para o trem que os levaria até a Fazenda Fragoso. De lá seguiam em charretes serra a cima, em direção a Petrópolis.

O trecho ferroviário Mauá-Fragoso, no Município de Magé, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 1954, por ocasião do centenário da ferrovia no Brasil.

Abandonado pelo Poder Público, o Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso ao longo dos últimos trinta anos viu seus trilhos serem furtados, enquanto o píer centenário foi lentamente desaparecendo, consumido pela maresia.

Inscrito na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário do IPHAN desde 2010, em 2013 os bens remanescentes do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso foram cedidos pelo SPU para o IPHAN visando à preservação da Memória Ferroviária (Lei 11.483/2007).

Em 02 de fevereiro de 2018, o advogado e historiador Antônio Seixas apresentou a Ideia Legislativa n.º 100.143, através do portal e-Cidadania, do Senado Federal, visando a criação do Programa de Recuperação do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso, que tem por objetivos fomentar o turismo cultural e preservar a Memória Ferroviária.

No dia 06 de fevereiro, pouco antes do carnaval, começou a correr o prazo para obtenção dos 20 mil votos em favor da Ideia Legislativa que propõe a criação do Programa de Recuperação do Trecho Ferroviário Mauá-Fragoso, no Município de Magé (RJ).

Decorridos trinta dias, atingimos apenas 4,025% dos votos necessários para que o tema seja tratado na Comissão de Legislação Participativa do Senado Federal.

Agradecemos o apoio e as palavras de incentivo dos amigos e das entidades que se sensibilizaram com a nossa causa em favor da primeira estrada de ferro do país.

Para chegarmos no dia 06 de junho com os 20 mil votos exigidos pelo Senado Federal, precisamos até o dia 6 de abril de 9.195 votos. Por isso, pedimos, encarecidamente, que divulguem e peçam a seus amigos e familiares que manifestem seu apoio ao projeto para que o tema seja abordado pela Comissão de Legislação Participativa do Senado Federal que são necessários 20 mil votos através do portal  e-Cidadania. Para votar basta clica no link: AQUI.

DEIXE UM COMENTÁRIO