Coréia do Norte está implorando por uma guerra

O teste com uma bomba nuclear, que a Coreia do Norte afirma ser de hidrogênio, levou o Conselho de Segurança da ONU a se reunir, nesta segunda-feira (4), pela segunda vez em menos de uma semana. Os Estados Unidos querem reforçar as sanções e dizem que o ditador está implorando por uma guerra.

Foi a bomba nuclear mais potente já testada pela Coreia do Norte. O sexto teste desse feito pelo regine de Pyongyang. O primeiro foi em 2006, mas este ano o país acelerou a corrida armamentista. Fez 14 testes militares, onde lançou 21 mísseis. A bomba de domingo (3) estremeceu a já frágil segurança na região.

A Coreia do Sul respondeu com um ataque simulado. Fez um exercício onde lançou mísseis de aviões e do chão, treinando um bombardeio contra os vizinhos do Norte.

Mais tarde, em Nova York, o Conselho de Segurança da ONU fez uma reunião de emergência.

Foi a segunda em menos de uma semana e a décima em 2017 para tratar do mesmo assunto. A embaixadora americana Nikki Haley disse que a Coreia do Norte está implorando por uma guerra.

O embaixador japonês disse que o novo teste é uma grave ameaça à paz e à segurança do mundo.

O sul-coreano pediu um bloqueio financeiro à Coreia do Norte para impedir o financiamento do programa nuclear.

O embaixador francês também pediu novas sanções e disse que a ameaça da Coreia não é mais uma ameaça regional, e sim uma ameaça global.

Já os embaixadores da China e da Rússia pediram que todos voltem para a mesa de negociações.

Os dois países dizem que querem que o governo norte-coreano pare com os testes nucleares, mas também que os Estados Unidos diminuam a presença militar na região.

A primeira-ministra alemã,  Angela Merkel, que está em campanha para a reeleição, disse durante um debate que vai fazer todo o possível para convencer o presidente americano de que é preciso uma solução pacífica para o conflito.

Para o adversário de Merkel, Martin Schulz, Trump não é a pessoa certa para resolver o problema.

E a tensão pode aumentar nos próximos dias. A Coreia do Sul disse que tem informações de que o vizinho do Norte planeja novos testes nos próximos dias para provar que tem capacidade de lançar uma bomba nuclear em território americano.

Os Estados Unidos disseram que vão propor novas sanções econômicas contra a Coreia do Norte para serem discutidas esta semana na ONU e votadas na semana que vem.

O efeito dessas possíveis sanções é imprevisível. Em agosto, o conselho aplicou sanções econômicas duras contra regime de Pyongyang, o que só fez o ditador Kim Jong-un aumentar o tom das ameaças e os testes com mísseis.

DEIXE UM COMENTÁRIO