Descubra as principais doenças causadas pela falta de vitaminas no seu corpo

A falta de vitaminas no corpo de uma pessoa, uma situação também conhecida como hipovitaminose, é caracterizada pela não absorção de vitaminas pelo corpo ou pela não ingestão desses nutrientes. Esse quadro é mais comum do que nos parece, por isso é importante sempre se atentar para dicas de saúde, para que seu corpo se mantenha bem e saudável.

O ser humano precisa desses componentes, porque só assim suas funções biológicas conseguem agir de forma correta. Normalmente esses nutrientes são mais encontrados em legumes e verduras. Para consumir essas vitaminas, a melhor maneira é incluir nas suas refeições alimentos que sejam ricos nelas. Porém, caso você esteja com uma defasagem muito grande, a suplementação vitamínica – que deve ser feita com uma orientação médica – pode ser uma alternativa, sem substituir a boa alimentação.

Sintomas que indicam a hipovitaminose

Como tudo vai depender de qual vitamina você está carente, os sintomas podem ser os mais variados possíveis, porém existem alguns que são bem características e merecem atenção se aparecerem, são eles:
– Cansaço excessivo;
– Atraso no crescimento, no caso de crianças ou bebês;
– Pele seca, com descamação;
– Em quadros infantis, defasagem na coordenação motora e no desenvolvimento cognitivo;
– Sono durante o dia em excesso.
Além desses sintomas, para identificar a carência vitamínica, você precisará fazer exames de sangue específicos para identificar qual é a vitamina que seu corpo está mais precisando.

Principais doenças

A falta de minerais pode acarretar em doenças sérias para os seres humanos, como:
● Distúrbio metabólico: é o conjunto de algumas doenças (pressão alta, glicemia, triglicérides e etc), que quando somadas podem levar a problemas cardiovasculares.
Os principais sintomas são: aumento de peso, problemas no colesterol, tonturas, entre outros. Uma das causas é a má alimentação do paciente ou o excesso de alimentos gordurosos.

● Anemia, podendo entrar em um caso de anemia severa: pode ser causada pela falta de muitos nutrientes, os mais conhecidos são: ferro, zinco, proteínas e vitamina B2.
Mulheres e crianças são os grupos mais afetados e com maior índice de casos de anemia, prevalecendo a anemia ferropriva, que é caracterizada pela ausência de ferro no sangue, impedindo a produção de glóbulos vermelhos.

● Raquitismo: é caracterizada pela deficiência em vitamina D e cálcio, deixando os ossos fracos e mais frágeis que o normal, atinge principal as crianças, já que estão em fase de crescimento.
Apesar de ser captada pelo banho de sol, a vitamina D pode ser encontrada em alimentos como ovos e óleo de peixe. Já o cálcio, pode ser encontrado em leite e seus derivados.

● Pelagra: pouco conhecida, essa doença é causada pela falta da vitamina B3. Não é contagiosa e também pode ser causada por hábitos de alcoolismo.
Os principais sintomas são diarréia, demência e surgimento de manchas escuras na pele que após determinado tempo se transformam em cascas.
O tratamento se resume em dose diárias de B3 para combater a deficiência no organismo.

● Obesidade: é caracterizada pelo excesso de peso e pela presença de gordura em volta dos órgãos viscerais. Geralmente acontece quando o indivíduo ingere diariamente uma quantidade maior de calorias do que realmente precisa, causando a deficiência em alguns órgãos.
Pode ser dividida em quatro graus, sendo eles:
– Entre 25 e 29,9 kg/m² = Sobrepeso;
– Entre 30 e 34,9 kg/m² = Obesidade grau I;
– Entre 35 e 39,9 kg/m² =Obesidade Grau II;
– = 40 kg/m² = Obesidade Grau III.

O tratamento deve ser acompanhado por um médico endocrinologista e um nutricionista, a indicação principal é que o paciente passe a praticar exercícios físicos e tenha uma alimentação mais completa e saudável.

Essas são algumas, das tantas outras doenças que podem ser causadas pela deficiência de vitaminas no organismo. Por isso é importante manter um acompanhamento semestral com médicos e especialistas, procurando sempre manter a saúde em dia e evitando casos como esses.

Amauricio Borba

Formado em Economia, Jornalismo e Ciências Políticas pela UNIVILLE – SC. Gaúcho de nascimento e catarinense de coração. Em defesa da ética, da liberdade de expressão e por um Brasil mais justo. Apaixonado por vendas é fundador do Jornal Expresso Diário
Amauricio Borba

DEIXE UM COMENTÁRIO