Dicas essenciais para conseguir um bom emprego

Conseguir um emprego nos dias atuais depende de estratégia e empenho. Tenha em mente que cada passo dado em busca do emprego desejado deve ser pensado, ponderado e planejado. Alguns erros muito comuns acabam tirando o foco de boas vagas. E evitar equívocos é uma parte muito importante da jornada.

Você sabe que a situação do país não está fácil para ninguém e vive se perguntando como conseguir um emprego agora? Então respire fundo e confira estas dicas que separamos. Você estruturar sua busca e planejar com calma sua evolução profissional.

Tenha um currículo atualizado

Dedique um bom tempo para elaborar ou atualizar seu currículo. Para ele ser competitivo, existem algumas características que chamam a atenção dos recrutadores.

Algumas dicas para estruturar um bom currículo são: inclua sua formação, os novos cursos que fez, os trabalhos pelos quais passou e algumas atividades com as quais você tenha se destacado no último emprego.

Currículos longos, com várias páginas e detalhes demais sobre suas experiências profissionais não agregam valor à sua candidatura. Em muitos casos eles até diminuem suas chances, assim como aqueles que contêm erros ortográficos.

Entre em contato com comunidades profissionais

Vasculhe suas mídias sociais, faça contatos, pergunte de forma genérica se eles possuem informações sobre o mercado de trabalho. Você pode fazer isso de forma mais discreta também, dirigindo-se de forma privada aos coordenadores dos grupos.

Invista na sua formação

Se ter um currículo atualizado é essencial, desenvolver as suas competências, habilidades e adquirir novos conhecimentos são fatores-chave!

Um curso superior em uma faculdade ou até mesmo um curso técnico é muito importante para construir uma boa carreira. Estes dois fatos aumentam consideravelmente suas chances de contratação.

Cadastre seu currículo em sites e agências de emprego

Cadastrar um currículo em um bom site de empregos é essencial, mesmo que não haja uma vaga para sua área imediatamente. O fato de ter seu currículo no banco de dados pode facilitar o contato quando abrir uma oportunidade.

O Jooble é um excelente site, ele funciona como um motor de buscas de empregos que busca e publica as vagas dos maiores portais de emprego do Brasil. Ele filtra os resultados duplicados automaticamente, fazendo com que a mesma vaga dos vários sites apareça em um único anúncio de emprego.

Envie currículos para as empresas

Cadastre-se também nos sites das empresas nas quais quer trabalhar. Em muitos casos, as companhias possuem uma área de cadastramento de candidatos. Aproveite isso como uma via de contato importante. Quem sabe a empresa dos sonhos não está procurando justamente um currículo como o seu?

Busque sua rede de contatos

Procure pessoas que trabalham nas empresas que você listou nas mídias sociais. Faça contato. Com os mais chegados, fale sobre seu desejo de mudar de empresa e o que tem desenvolvido profissionalmente que o qualifica para tal aproximação.

Atualize com frequência seu currículo

E agora, uma dica de ouro: na hora de selecionar currículos em suas bases de dados, muitos sites de recrutamento e empresas pegam somente os mais recentes. Crie uma rotina para atualizar seus dados frequentemente, pelo menos uma vez por mês. Assim seu currículo sempre vai aparecer nas buscas pelos últimos cadastros salvos no sistema e você aumenta a chance de ser chamado!

Prepare-se para a entrevista de emprego

Esteja preparado para encarar a próxima etapa: a entrevista de emprego. Pense positivamente sobre suas melhores características, suas realizações, esteja certo e convicto de que tem o que oferecer no novo novo emprego.

A convicção sincera tanto de seu potencial como dos seus limites ajuda a passar credibilidade na hora de abordar um bom contato. Cadastre seu currículo no Jooble e aproveite inúmeras oportunidades de emprego em todo o Brasil e BOA SORTE!

DEIXE UM COMENTÁRIO