Dicas Expresso: Decoração minimalista para apartamentos compactos

As novas tendências para apartamentos estão bem diferentes daquelas que costumávamos encontrar há 5 ou 10 anos atrás. A verdade é que hoje em dia as pessoas estão cada vez mais interessadas em comprar apartamento compacto, atendendo suas necessidades mais fortes e procurando deixar o “luxo” de lado.

Mas uma dificuldade na hora de se mudar para o apê compacto é como decorar o lugar sem a impressão de que ele está ficando ‘menor’? Bom, há muitas maneiras de deixar o seu apê pequeno confortável e com um arzinho de amplitude. O segredo está no que você decide colocar dentro do imóvel.

Aqui daremos algumas dicas para que você possa adaptar ao seu novo apartamento e possa viver com muito bem-estar e conforto. Confira!

Sofá compacto

Uma das grandes neuras das pessoas na hora de comprar apartamento compacto é saber se aquele sofá da casa antiga irá servir para o apê novo. Infelizmente, se o seu sofá não for pequeno, ele não servirá.

Pense bem, você tem pouco espaço na sala, então é bom não arriscar móveis muitos grandes para não tornar o espaço minúsculo. Uma boa alternativa de sofá são aqueles de dois lugares que costumam ser larguinhos na medida e ainda possuem o assento retrátil, que pode virar uma espaço confortável para alguém que vá te visitar (caso não tenha cama ou colchão a mais).

O sofá retrátil é sinônimo de modernidade! Isso porque ele conseguiu abolir o sofá cama – que era meio complicado de montar, desconfortável e fazia bagunça – e trouxe um ar de aconchego para o lar, sem falar no conforto e economia de espaço.

Mesa de quatro cadeiras

Se você é do tipo que precisa muito ter uma mesa de jantar em casa, então é hora de rever seus conceitos sobre o que é uma mesa de jantar bonita. Muita gente não vê muita graça nas mesas de quatro lugares, e sempre miram naquela mesa grande de seis cadeiras.

Não podemos discordar que uma mesa de seis lugares é super bonita, mas se você está se mudando para um lugar com pouco espaço, é momento de olhar com carinho para as mesas de quatro cadeiras. Isso porque elas são mais compactas e não irão usar o espaço além do necessário.

Se você quer um aspecto mais elegante e moderno, escolha mesas com um design mais despojado e fuja do óbvio!

Espelho
Muitas pessoas procuram maneiras de deixar o apê compacto com uma ilusão de ótica mais ampla, e nada mais divertido do que utilizar espelhos!

O espelho é uma ótima alternativa para ajudar um cômodo a ficar visualmente mais amplo, mas é importante usar com moderação para não ficar exagerado. Se você possuir uma mesa de jantar na sala, utilizar o espelho na parede próxima da mesa é uma ótima alternativa! Além de deixar o ambiente mais amplo, vai dar a impressão que a sua mesa é maior do que realmente é.

Você pode apostar nesse truque nos quartos também! Hoje em dia existem muitos guarda-roupas com espelhos nas portas e esse item é perfeito pois deixa o ambiente mais amplo visualmente e ainda te ajuda naquele momento de se arrumar para sair de casa a qualquer hora do dia.

Móveis embutidos
Uma ótima forma de economizar espaço na hora de comprar apartamento novo é fazendo móveis planejados e embutidos. Isso porque o especialista em móveis irá medir exatamente o tamanho de cada cômodo e fará os móveis de uma forma que não tome muito espaço do cômodo, deixando tudo ainda mais compacto e harmônico.

Cores e combinações
Se você acha que as cores do seu apê não podem interferir na sensação de amplitude do apartamento para deixá-lo maior ou menor, você está enganado!

Assim como os espelhos, as cores também possuem o poder de ampliar ou reduzir o ambiente. Então um bom jeito de usá-las é investir em objetos da decoração como almofadas de tamanhos diferentes, porta retratos, tapete e entre outros. Agora, se você realmente que trazer um pouco de cor para as paredes do ambiente, você pode escolher uma delas para pintar.

Siga o EXPRESSO DIÁRIO no TWITTER e acompanhe todas as notícias em tempo real.

Papéis de parede com texturas ou estampas também são bem legais de deixar o ambiente mais estilizado e você pode utilizar da mesma forma que a parede colorida: escolha uma e aplique o papel de parede.

Amauricio Borba

Formado em Economia, Jornalismo e Ciências Políticas pela UNIVILLE – SC. Gaúcho de nascimento e catarinense de coração. Conservador de direita em defesa da ética, da liberdade de expressão e por um Brasil mais justo. Apaixonado por vendas é fundador do Jornal Expresso Diário
Amauricio Borba