Conforme reportagem do Globo Rural, um leilão de contratação de frete para remoção de 625 toneladas de feijão para atender ao Programa de Doação Humanitária de Alimentos do Brasil à República de Cuba foi realizado em outubro de 2015.
O produto foi enviado em sacas de 50 quilos, de acordo com informações da Conab. A contratação do serviço compreende o percurso rodoviário entre o local onde estava armazenado o grão e o Porto de Navegantes, ambos localizados dentro do Estado de Santa Catarina (SC), e a colocação do feijão dentro do navio.
Arroz também
A Conab também realizou três leilões de troca de arroz para atendimento à Cuba e à Faixa de Gaza. Vale lembrar que essas ações estão previstas na Lei 12.429, de 20 de agosto de 2011, que autoriza o governo federal a doar estoques públicos de alimentos para assistência humanitária internacional.
A ação, do Programa Mundial de Alimentos, é coordenada no Brasil pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE).
O PT negou que o aumento do preço do feijão tenha ocorrido devido a doação e culpou a quebra de safra no Sul do País.
Especialistas explicam que problemas climáticos decorrentes do fenômeno El Niño afetaram a safra do Rio Grande do Sul (que é o maior produtor do alimento no Brasil). Os produtores gaúchos reclamam uma redução de 16% na produção em relação à safra de 2015