Evangélicos podem decidir a eleição presidencial de 2018

O resultado das últimas pesquisas do Ibope destaca dois candidatos com mais intenções de votos para as eleições 2018. A imprensa, de um modo geral, sinaliza que esta eleição está praticamente bipolarizada entre a direita e a esquerda. Obviamente os demais candidatos não concordam com estas declarações.

De qualquer forma, vamos tomar como base os dois candidatos mais pontuados de acordo com estas pesquisas. Pela esquerda temos o ex-ministro de Lula, Fernando Haddad e pela Direita o capitão da Reserva do Exército Jair Bolsonaro. O apoio que ambos receberão nesta reta final pode ser definitivo para decidir as eleições ainda em primeiro turno.

O APOIO DE HADDAD
Boa parte do apoio de Haddad vem da grande mídia, de diversos jornalistas de esquerda e de alguns artistas famosos.

Sobre o apoio da imprensa, deve-se ressaltar que esta já enfrenta certa crise de credibilidade nacional devido ao grande número de Fake News, principalmente envolvendo o candidato de direita Jair Bolsonaro. O candidato do PSL e sua equipe de voluntários tem detectado diversos desses fake news e se empenhado em esclarecê-las ao público.

Outro apoio importante de Haddad é o que vem de artistas famosos, mesmo assim nem tudo tem dado certo. A título de exemplo, a criação da Hashtag “EleNão” pela cantora Daniela Mercury, (para arrebanhar artistas a se manifestarem contra o candidato do PSL) tem deixado a desejar. Os vídeos de cada atriz que aderiu à campanha teve uma enxurrada de dislikes. Em menos de uma semana a criadora da hashtag recebeu nada menos que um milhão e duzentos mil dislikes no vídeo da campanha, o que denota um fiasco do projeto.

OS INSTITUTOS DE PESQUISAS SÃO NEUTROS?
Entre as pessoas mais educadas do país paira uma enorme dúvida sobre a confiabilidade dos Institutos de Pesquisas. A razão é simples: A maioria deles demonstram claramente uma grande vantagem para Haddad. Em poucos dias de campanha o candidato do PT deu um salto nas pesquisas e continua crescendo, entretanto quase não se vê manifestações populares a seu favor pelas ruas. Por outro lado o índice de rejeição de Bolsonaro é enorme e tudo isso de contradiz quando se vê enormes carreatas de Brasil a fora apoiando o candidato do PSL.

O APOIO DE BOLSONARO
O maior apoio de Bolsonaro é proveniente das redes sociais. Bolsonaro é o candidato que possui mais mídias compartilhados na internet. Um grande número de voluntários trabalham dia e noite para o capitão do exército.

Considerando que 65% por cento da população brasileira está conectada, supõem-se que a campanha de Bolsonaro atinge pelo menos mais da metade do universo online brasileiro.

A FORÇA EVANGÉLICA
Outro apoio que tem contribuído bastante para a campanha de Bolsonaro é o apoio que dos evangélicos. A justificativa deste apoio são os pontos principais de seu programa de governo que atendem aos anseios desse segmento.

Se os evangélicos correspondem a 35 por cento da população, isso pode fazer uma grande diferença no resultado. Evidentemente nem todos os evangélicos votam em Bolsonaro, mas segundo líderes mais influentes em todas as denominações, Bolsonaro pode contar com pelo menos de 80 por cento dos votos deles.

Para completar, nesta semana o Bispo Macedo também declarou apoio à candidatura de Jair Bolsonaro. A influência de um líder como Edir Macedo amplia ainda mais a probabilidade de Bolsonaro vencer em primeiro turno. Afinal a igreja universal conta com nada menos que de 8 milhes de membros ativos no Brasil.

Evidentemente um líder espiritual não pode coagir nenhum membro a votar em um candidato específico, mas a grande maioria pode segui-lo na decisão que este se manifeste favorável.

O apoio do Bispo Macedo pode representar também uma mudança de comportamento por parte de outros canais de televisão. Se Edir, de alguma forma, usar sua TV, ou sua imagem pessoal para favorecer a campanha de Bolsonaro, outras mídias televisivas poderão optar em amenizar mais a forma de veicular as notícias sobre Bolsonaro. Por enquanto esta última alternativa não passa de uma especulação, mas nada impede que se transforme em realidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO