Falta de respeito: Blog do Noblat publica charge de Bolsonaro urinando no Muro das Lamentações

Sabe qual é a última do Noblat? No meio político, a pergunta é uma piada. Autor de falhas históricas, o jornalista Ricardo Noblat, do jornal O Globo e da revista Veja, caiu em absoluto descrédito.

Esta semana o jornalista publicou uma charge na coluna da Veja do presidente Jair Bolsonaro urinando no Muro das Lamentações em Israel.

Nada de humor, apenas desrespeio e de muito mau gosto. Com o título Golden Shower On The Wall, aparece a caricatura de Jair Bolsonaro urinando no Muro das Lamentações.

Noblat quis fazer humor baixo, usando um dos símbolos mais sagrados do povo judeu.

O Primeiro Templo, ou Templo de Salomão, foi construído no século X a.C., e derrubado pelos babilónios em 586 a.C. O Segundo Templo, entretanto, foi construído por Zorobabel após o Exílio Babilônico, e voltou a ser destruído pelos romanos no ano 70 da nossa era, durante a Primeira Guerra Judaico-Romana. Deste modo, cada templo esteve erguido durante 400 anos.

Quando as legiões do então general Tito destruíram o templo, só uma parte do muro exterior ficou em pé. Tito deixou este muro para que os judeus tivessem a amarga lembrança de que Roma vencera a Judeia (daí o nome de Muro das Lamentações). Os judeus, porém, atribuíram-no a uma promessa feita por Deus, segundo a qual sempre ficaria de pé ao menos uma parte do sagrado templo como símbolo da sua aliança perpétua com o povo judeu.

Os judeus têm pregado frente a este muro durante os derradeiros dois milênios, crendo que este é o lugar acessível mais sagrado da Terra, já que não podem aceder ao interior da Esplanada das Mesquitas, que seria ainda mais sagrado.

A tradição de introduzir um pequeno papel com pedidos entre as fendas do muro tem vários séculos de antiguidade. Entre as petições dos judeus estão ferventes súplicas a Deus para que regresse à terra de Israel, o retorno de todos os exilados judeus, a reconstrução do templo (o terceiro), e a chegada da era messiânica com a chegada do Messias judeu.

O Muro das Lamentações é sagrado para os judeus devido a ser o último pedaço do Templo pelos lados sul e leste. Além disso, o muro é o lugar mais próximo do sancta sanctorum ou lugar “sagrado entre os sagrados” (1 Reis 8:6-8). Das três secções do muro, a do leste, do sul e do oeste, a do oeste é o lugar tradicional de oração (daí o seu nome em hebraico, Hakótel Hama’araví, “o Muro Ocidental”).

Na Esplanada das Mesquitas, rodeada pelo muro, os muçulmanos construíram ao longo dos séculos a Cúpula da Rocha e a Mesquita de Al-Aqsa.

Na última visita em Israel, o presidente e o primeiro-ministro de Israel fizeram uma oração no local sagrado para os judeus. Bolsonaro disse que depositou um pedido nas pedras do Muro: ‘Deus, olhe pelo Brasil’.

Apagar esta charge é muito pouco! O Noblat deveria pedir desculpas publicamente.

DEIXE UM COMENTÁRIO