Fed aumenta juros nos Estados Unidos em 0,75 ponto percentual

O Federal Reserve (o Banco Central norte-americano, Fed na sigla em inglês) elevou a taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira (27), em um esforço para esfriar a inflação mais intensa nos Estados Unidos desde a década de 1980, com “aumentos contínuos” nos custos de empréstimos ainda por vir apesar da desaceleração da economia.

“A inflação continua elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões de preços mais amplas”, disse o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) ao elevar a taxa referencial a um intervalo entre 2,25% e 2,50%, em votação unânime.

O Fomc acrescentou que segue “altamente atento” aos riscos de inflação.

Mas, embora a geração de empregos tenha permanecido “robusta”, as autoridades observaram no novo comunicado de política monetária que “os indicadores recentes de gastos e produção abrandaram”, um aceno para o fato de que o ciclo agressivo de aumentos dos juros que têm colocado em prática desde março está começando a pesar.

Depois de uma alta de 0,75 ponto percentual no mês passado e movimentos menores em maio e março, o Fed elevou a taxa básica em um total de 2,25 ponto neste ano, conforme luta contra uma explosão de inflação como a vista na década de 1980 com uma política monetária ao estilo da época.

A taxa de juros está agora no nível que a maioria das autoridades considera ter um impacto econômico neutro, marcando o fim dos esforços da era da pandemia para incentivar os gastos das famílias e das empresas com dinheiro.

O comunicado deu pouca orientação explícita sobre quais passos o Fed pode tomar em seguida, decisão que dependerá bastante de os próximos números econômicos mostrarem ou não que a inflação começou a desacelerar.

Com os dados mais recentes mostrando que os preços ao consumidor subiram a uma taxa anual de mais de 9%, investidores esperam que o banco central dos EUA eleve a taxa básica de juros em pelo menos 0,50 ponto percentual em sua reunião de setembro.

O chair do Fed, Jerome Powell, pode fornecer mais detalhes em coletiva de imprensa a partir de 15h30 (horário de Brasília).

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

DEIXE UM COMENTÁRIO