Formandos de medicina fazem homenagem a Jair Bolsonaro e a esquerda cria polêmica nas redes

Formandos da Faculdade de Medicina de Campos criaram uma polêmica enorme nas redes nos últimos dias ao fazer uma homenagem a Jair Bolsonaro.

Em uma das fotos de formatura da turma de 2016, alunos estão segurando cartazes em que se lê #Bolsomito. A imagem foi feita em 18 de março, mas viralizou esta semana e, é claro, não faltou discussão.

A foto polêmica foi compartilhada na página oficial de Jair Bolsonaro no Facebook. No texto da publicação, um formando chamado Diego Carvalho Nogueira escreveu: “Presidente, essa é uma parte da nossa turma de medicina formanda em 2016 da Faculdade de Medicina de Campos.

Estamos com o Senhor pro que der e vier! O senhor nos representa! #bolsonaropresidente”.

A postagem original foi removida do Facebook, mas não sem antes ser reproduzida por páginas de apoio ao deputado e também contra ele. Nos comentário, internautas se dividiram entre elogios à turma e “vomitaços”.

“Como que alguém são mentalmente que está se formando, que estudou tanto, que perdeu tanto tempo de sua vida nos livros tentando se aprimorar e melhorar intelectualmente pode se sentir verdadeiramente representado por alguém assim”, escreveu uma internauta visivelmente irritada com a publicação.

Também teve gente que deixou claro que votará em Bolsonaro em 2018. “Não tem jeito, o Jair Messias Bolsonaro será o próximo presidente do Brasil”.

Entre as páginas que se opõem a Bolsonaro, as críticas à turma da Faculdade de Medicina de Campos foram duras. Uma delas chegou a criar uma montagem colando fotos de torturados da ditadura sobre os cartazes que os alunos seguram, em referência à homenagem feita pelo parlamentar ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra durante a votação da admissibilidade do processo de impeachment. Veja alguns posts.

O Extra entrou em contato com Diego Carvalho Nogueira, que publicou a foto na página de Jair Bolsonaro, mas não obteve retorno. A Faculdade de Medicina de Campos, que fica em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, se posicionou, através de nota, dizendo que é uma instituição apolítica e não endossa a opinião dos que se manifestam. Leia a nota:

“A Fundação Benedito Pereira Nunes, mantenedora da Faculdade de Medicina de Campos, tomou conhecimento ontem, dia 18 de maio, que havia sido divulgada no perfil do Facebook Campista Polêmico Personagem Fictício uma foto postada por alunos da Faculdade em 18 de março, que só agora repercutiu. Acreditamos que,em função do clima emocional decorrente do quadro político atual.

Na época, em março, consideramos ser apenas a manifestação da opinião de um grupo de alunos feita fora dos limites da instituição. O que, em nome da liberdade de expressão e opinião, respeitamos. Vivemos num país democrático.

Esclarecemos que tanto a Fundação Benedito Pereira Nunes, entidade jurídica de direito privado, de domínio público, sem fins lucrativos, quanto a Faculdade de Medicina de Campos, sua mantida, são instituições apolíticas. Não endossamos a opinião dos que se manifestaram nem achamos adequado e pertinente dar importância maior ao fato do que ele merece. Trata-se mais um caso da utilização das redes sociais que abrem espaço para tudo e todos”.

DEIXE UM COMENTÁRIO