Israel pode ajudar Bolsonaro no combate à seca no Nordeste

Israel busca fortalecer relações com o Brasil no governo de Bolsonaro, o governo israelense tenta ampliar mercado e aprofundar relações em várias partes do mundo; primeiro-ministro pode vir para a posse no Brasil.

A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência foi vista pelo governo israelense como um estímulo para aprimorar as relações bilaterais entre Israel e Brasil. E, segundo afirmou o cônsul de Israel em São Paulo e na região sul do Brasil, Dori Goren, a conversa entre Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após a vitória do brasileiro, caminhou no sentido de fortalecer o laço entre os dois países, incrementando ainda mais o comércio entre ambos.

— Temos uma expectativa muito positiva em relação ao próximo presidente, Jair Bolsonaro. Ele sempre deu demonstrações de que sua relação com Israel é muito boa, e a conversa que teve com o primeiro-ministro, da qual participou o embaixador israelense no Brasil, Yossi Shelley, só veio comprovar isso neste momento.

O governo israelense já está à espera da visita de Bolsonaro que, caso ocorra após a posse, será a segunda de um presidente brasileiro ao país. O primeiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março de 2010. Há, ainda, a expectativa de que Bolsonaro vá a Israel antes mesmo de assumir a presidência.

Nos últimos tempos, Israel tem procurado ampliar mercado e aprofundar relações em várias partes do mundo, por meio do intercâmbio de tecnologia. E o Brasil se encaixa neste contexto.

Na visita que fez ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), o embaixador israelense Yossi Shelley apresentou um projeto para solidificar parceria entre os dois países, segundo informações de O Globo.

O diplomata de Israel anunciou a intenção do governo de seu país de bancar a instalação, na região Nordeste, de uma usina piloto de dessalinização de água do mar. Bolsonaro já havia falado sobre esta hipótese durante a sua campanha presidencial.

DEIXE UM COMENTÁRIO