Joe Biden toma posse como 46º presidente dos EUA

Joe Biden assumiu nesta quarta-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia restrita e com forte esquema de segurança.

Com a mão em uma Bíblia de 12,7 centímetros de espessura que está em sua família há 128 anos, o democrata recitou as 35 palavras do juramento de “preservar, proteger e defender a Constituição”.

A posse foi conduzida pelo juiz-chefe da Suprema Corte, John G. Roberts Jr., concluindo o processo às 11h49 [horário de Washington], 11 minutos antes de a Casa Branca formalmente mudar de mãos.

Em seu discurso, Biden repetiu em vários momentos que será o presidente de “todos os americanos”, “tanto para os que votaram em mim quanto para os que não votaram”.

“Hoje é o dia da democracia […] A política não precisa ser fogo que queima e destrói tudo em seu caminho”, declarou. “Nós precisamos ser diferentes disso. Nós precisamos ser melhores que isso”, acrescentou.

Nas palavras do novo mandatário, o momento é de de união para “enfrentar inimigos como raiva, ódio, extremismo, violência, doença, desemprego e desesperança.”

“Superar esses desafios, restaurar a alma e garantir o futuro da América exige muito mais do que palavras e requer o mais elusivo de todas as coisas em uma democracia: a unidade”, afirmou.

O post Joe Biden toma posse como 46º presidente dos EUA apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO