Jovem negra é ‘apagada’ de foto com Greta e outras ativistas: ‘Definição da palavra racismo’

Uma ativista pela causa climática, natural de Uganda, na África, foi pega de surpresa ao ver fotos de um encontro entre ela e outras defensoras do planeta, registradas durante uma conferência em Davos, na Suíça. Vanessa Nakate de 23 anos usou o Twitter para comentar a situação.

Na legenda da postagem em que fala sobre o assunto, a jovem escreveu: ”O que é ser removida de uma foto” e disse também que agora compreende ”a definição da palavra racismo”. A publicação rendeu vários comentários e internautas de diferentes partes do mundo defenderam a ativista.

A foto em questão foi tirada na sexta-feira (24) e todas as outras ativistas apareceram nela, menos Vanessa. Na imagem estão Greta Thunberg, Loukina Tille, Luisa Neubauer e Isabelle Axelsson.

“Nós não merecemos isso. África é o continente menos emissor de carbono, mas somos os mais afetados pela crise climática… Apagarem as nossas vozes não vai mudar nada. Apagar as nossas histórias não vai mudar nada”, criticou Vanessa ao perceber que foi removida da imagem. “Não apagaram só uma foto. Apagaram um continente. Mas eu estou mais forte do que nunca”, finalizou a jovem.

“O fotógrafo tirando uma foto dentro de um prazo apertado, e a recortou unicamente por motivos de composição, porque achou que o prédio ao fundo era um elemento perturbador”, justificou o diretor de fotografia da agência de notícias AP, David Ake, citado em uma reportagem da BBC News.

A agência já removeu a fotografia da polêmica e divulgou a imagem original, explicando que a situação ocorreu “sem má intenção”. “Sinto muito que eles tenham feito isso contigo … é a última que merece isso! Estamos todos muito agradecidos pelo que estão fazendo e todos enviamos amor e apoio”, escreveu Greta Thunberg em apoio a Vanessa.

DEIXE UM COMENTÁRIO