Mais de 1.000 pesquisadores militares chineses fugiram dos EUA, diz oficial do Departamento de Justiça

O procurador-geral adjunto dos EUA para Segurança Nacional, John C. Demers, disse na quarta-feira (2) que mais de 1.000 pesquisadores chineses ligados ao Exército de Libertação do Povo da China (PLA) fugiram dos EUA neste verão americano, quando o Departamento de Justiça começou uma busca a pesquisadores chineses que ocultaram seus laços com o PLA.

“No verão passado, prendemos cinco ou seis pesquisadores que estavam aqui da China com vistos que eram filiados ao Exército de Libertação do Povo, os militares chineses, mas que não haviam divulgado essa afiliação, esconderam essa afiliação quando se inscreveram para obter o vistos. Essas cinco ou seis prisões foram apenas a ponta do iceberg e, honestamente, o tamanho do iceberg é aquele que eu não sei se nós ou outras pessoas percebemos o quão grande ele era quando começamos esse caminho, disse Demers durante um painel de discussão no Cyber ​​Summit do Aspen Institute.

“Entre essas cinco e seis prisões, entre as dezenas de entrevistas que o escritório fez de indivíduos que estiveram aqui em circunstâncias semelhantes e, em seguida, o fechamento do consulado [chinês] de Houston para interromper tanto a atividade de influência estrangeira quanto a atividade de espionagem econômica, mais de 1.000 pesquisadores chineses afiliados ao PLA deixaram o país”, disse Demers.

Demers, que também é chefe da Iniciativa China do Departamento de Justiça, disse que os processos que o Departamento de Justiça conseguiu apresentar foram “apenas o começo” de um esforço para impedir a infiltração chinesa nas pesquisas dos Estados Unidos, acrescentando: “[os processos] nos permitiram enviar uma mensagem ao governo chinês de que, se você vai enviar indivíduos para cá, deve fazê-lo honestamente, e não pode fazê-lo ocultando sua afiliação ao PLA e às universidades militares chinesas.

Demers disse: “O que estamos tentando fazer nos casos não é apenas prender aquele indivíduo, mas interromper um curso mais amplo de atividade”.

Demers disse que “não há dúvida” de que o governo chinês está patrocinando os inúmeros esforços de pesquisadores afiliados ao PLA para vir aos EUA sem divulgar suas afiliações e estudar em universidades e instituições americanas.

Também falando durante o painel de discussão, o Diretor do Centro Nacional de Contra-informação e Segurança (National Counterintelligence and Security Center), William Evanina, disse: “Não vamos nos enganar, eles estão todos vindo para cá a pedido do governo chinês e dos serviços de inteligência. Eles estão indo para universidades específicas para estudar áreas ou áreas específicas que irão beneficiar a República Popular da China nas forças armadas”.

Evanina disse que também desempenha um papel em interromper a estratégia da China em outros países, informando seus pares europeus sobre os movimentos de pesquisadores chineses nos EUA, para que eles possam estar cientes dos mesmos esforços chineses em seus próprios países.

Evanina continuou: “Estamos prevendo US $ 500 bilhões por ano em perda de investimentos econômicos, dados proprietários e segredos comerciais para o Partido Comunista da China. Isto é muito dinheiro”.

O Departamento de Justiça dos EUA está conduzindo várias investigações sobre atividades relacionadas à China. Durante o verão americano, o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que sua agência está abrindo uma nova investigação de ameaças relacionadas à China “a cada 10 horas“.

Na semana passada, o Departamento de Justiça americano focou seu trabalho no ano passado na ‘Iniciativa China’. O Departamento de Justiça revelou que havia acusado três casos de espionagem econômica, “nos quais o roubo de segredos comerciais visava beneficiar o governo chinês”, apresentou fraudes, declarações falsas, impostos, contrabandos e outras acusações contra dez acadêmicos e acusou dois ex-oficiais da CIA de “conspiração para fornecer informações de defesa nacional para a China”.

O post Mais de 1.000 pesquisadores militares chineses fugiram dos EUA, diz oficial do Departamento de Justiça apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO