Mesmo com mísseis e tanques apontados para o Brasil, PT se diz “solidário ao governo Maduro

O presidente da Venezuela ordenou nesta quinta-feira (21) o fechamento da fronteira do país com o Brasil. Nicolás Maduro quer impedir a entrada de ajuda humanitária prevista para este sábado (22).

O anúncio foi feito no início da tarde e transmitido por uma TV estatal da Venezuela. Em uma videoconferência com o Alto Comando militar, o presidente Nicolás Maduro disse que a fronteira com o Brasil será fechada a partir das 20h, 21h pelo horário de Brasília. Tanques do Exército venezuelano foram vistos, na quarta e na quinta-feira, a menos de 20 quilômetros da fronteira com o Brasil.

“A partir das 20 horas de hoje, quinta-feira, 21 de fevereiro, fica fechada, total e absolutamente, até novo aviso, a fronteira terrestre com o Brasil. Mais vale prevenir que lamentar. Tomei todas as medidas de segurança e de proteção de nosso povo”, disse Maduro.

A movimentação militar acontece dois dias depois de o governo brasileiro anunciar sua participação na entrega de ajuda humanitária à população do país vizinho, marcada para o sábado (22) pelo presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó. Alimentos e remédios estão sendo reunidos em Boa Vista. Mas a ideia é que os brasileiros não atravessem a fronteira. Pelos planos do governo, os venezuelanos é que iriam entrar no Brasil, pegar os alimentos e remédios e voltar para a Venezuela.

Diante disto o PT em companhia do PSB, CUT e MST resolveram lançar um “manifesto em solidariedade ao governo venezuelano”.:

Segundo o site petista Brasil de Fato, um trecho do documento afirma:

“Denunciamos a intervenção imperialista dos Estados Unidos, com o bloqueio econômico e sequestro de bilhões de dólares que estão nos bancos americanos. Repudiamos a ameaça de intervenção militar na Venezuela. Repudiamos as declarações intervencionistas do presidente Jair Bolsonaro e seu chanceler Ernesto Araújo, que rompem com a tradição diplomática brasileira em busca da paz, diálogo e integração regional”.

O texto foi assinado por:
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST);
Movimento de Mulheres Camponesas (MMC);
Central Única dos Trabalhadores (CUT);
Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST);
Partido Comunista Brasileiro (PCB);
Partido Socialista Brasileiro (PSB);
Partido dos Trabalhadores (PT).

Até que ponto vai o cinismo e o descaramento desses partidos e organizações que fazem de tudo para apoiar o regime ditatorial de Maduro?

DEIXE UM COMENTÁRIO