Ministério Público pede afastamento de Helder Barbalho, governador do Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), está na mira no Ministério Público do estado (MPPA). Nesta última quarta-feira (31), o órgão ingressou na Justiça com um pedido de afastamento do mandatário por irregularidades na compra de bombas de infusão chinesas destinadas ao tratamento da covid-19.

De acordo com a petição encaminhada ao Judiciário, o chefe do Executivo estadual agiu ilegalmente ao efetuar o pagamento pelos insumos de forma adiantada e sem a certeza de entrega. Além disso, o órgão afirma que a Secretaria de Saúde Pública do Estado assinou contratos sem exigir as devidas documentações.

O MP alega que, por conta dessas irregularidades, os cofres públicos foram lesados em R$ 3,5 milhões. Os procuradores pedem indenização por danos morais coletivos, a indisponibilidade dos bens dos acusados e a quebra dos sigilos bancário e fiscal.

No ano passado, a Polícia Federal (PF) cumpriu mandados contra o então secretário de Saúde, Alberto Beltrame, e o próprio governador Helder Barbalho.

OUTRO LADO

Em nota oficial, o governo do Pará afirmou que trata-se de “mais uma ação política do procurador geral Gilberto Valente”, que “cria factoides e persegue o Estado”.

O post Ministério Público pede afastamento de Helder Barbalho, governador do Pará apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO