O fanatismo crônico do gado anti-Bolsonaro

Está na hora de começar a denunciar uma nova manifestação coletiva de fanatismo que poucos falam e poucos abordam no meio midiático. Precisamos falar da cultura do “gado”, adjetivo esse que se espalhou como memes em batalhas políticas e narrativas para criticar opositores ideológicos e comumente utilizado para configurar grupos de apoio ao Bolsonaro, apoiadores de políticos e adeptos de outras ideias. Mas existe outra faceta que transcende o mero messianismo político de idolatria que geralmente existe há séculos com políticos populistas, comícios, carreatas e manifestações: a cultura do gado fanático do contra.

Assim como existe o fanatismo pró e a favor de algo ou alguém, também existe o fanatismo e a manifestação bovina de manada contra algo e contra alguém. E se tem algo que tem demonstrado e evidenciado esse fenômeno político e social é a mais nova estapafúrdia divulgada pelo portal Metrópoles com ares de revelação bombástica e comprometedora: supostamente o governo Bolsonaro teria gastado 15 milhões de reais com compras de leite condensado. A pérfida narrativa destoa logo na headline da matéria, pois o joguinho manipulativo já ancora na mente de quem lê que o próprio Bolsonaro teria superfaturado leite condensados para consumo próprio, o que basicamente o levaria a uma manifestação instantânea de diabetes. E como virou meme emblemático o fato de Bolsonaro amar leite condensado com pão, a matéria já manipula a opinião pública a achar que de fato, isolado no Palácio do Planalto, Bolsonaro portou seu cartão corporativo ou de gastos do governo federal e sozinho comprou mais de 15 milhões em leite condensado para consumo próprio.

Além de tal matéria ser desonesta, ela brinca com a inteligência do povo brasileiro. Qualquer pessoa com um conhecimento medíocre de administração pública e que saiba o básico de direito administrativo sabe que dentro do governo federal e da administração pública indireta existe um fenômeno chamado desconcentração – o aparato administrativo se desmembra em vários órgãos, pastas, secretarias, autarquias, empresas públicas, sociedades de economia mista, etc.

Você não precisa ter um QI altíssimo para entender que 15 milhões representam gastos com todo o governo federal, incluindo mais de 300 mil soldados, mais de 160 mil funcionários de vários órgãos consubstanciados nas mais de 20 pastas ministeriais com suas empresas, autarquias e isso sem falar nas forças armadas, abrigando milhares de soldados que se alimentam diariamente.

Não demorou muito para o gado fanático contra Bolsonaro começar a questionar um print que circulou por aí em que supostamente comprovava superfaturamento: o print indicava que cada caixa de leite condensado custava em torno de R$ 162,00. O que o gado fanático do contra não esperava é que o preço se referia a um lote de caixa, e descrevia a caixa como unidade e que abrigava várias unidades de leite condensado, custando basicamente R$ 6,00 por unidade. A mesma lógica vale para todos os outros mantimentos comprados. Basta expandir um pouquinho o horizonte de consciência pra imaginar que os valores são perfeitamente adequados em um universo administrativo que contempla milhares de funcionários que se alimentam diariamente.

Em mais uma jornada fracassada de narrativas mentirosas, o gado fanático contra Bolsonaro chora em posição fetal e ignora a realidade. Esse mesmo gado evita a todo custo se debruçar honestamente sobre as informações tortuosas propaladas pela grande mídia e se enclausura na sua bolha ideológica, histérica e fanática contra o Presidente da República, jurando ser um pensador crítico e independente, não idólatra de político, mas ídólatra do próprio processo histérico e fanático de ódio contra um político.

É esse grupo de fanáticos que precisamos denunciar: o grupo que trabalha dia e noite usando o ódio fanático como combustível para seu arsenal de mentiras diárias cibernéticas, arregimentando uma massa de gados que atuam em espalhar as mentiras sem questioná-las. Bom, se o governo de fato é esse terror todo que espalham, então qual o motivo de mentir?

O post O fanatismo crônico do gado anti-Bolsonaro apareceu primeiro em Conexão Política.

DEIXE UM COMENTÁRIO