Os dois tipos de preocupação

Há dois modos de se preocupar com um determinado problema: o racional e o emotivo. A preocupação racional consiste em saber a gravidade do problema, estar atento e informado sobre ele, ou buscando se informar, mas sem ficar nervoso, paranoico ou entrar pânico. Já a preocupação emotiva consiste, justamente, em ficar nervoso por causa do problema, estando ou não bem informado sobre ele, tendo ou não um bom motivo para se preocupar. A preocupação emotiva pode, inclusive, ocorrer sem existir um problema.

Como exemplo dessa diferença, posso citar a atual pandemia do coronavírus causador da COVID-19: há pessoas preocupadas de modo emotivo, desesperadas; mas há também pessoas preocupadas de modo racional, que tomam seus cuidados, buscam se informar, mantêm a calma, etc.

Em determinados casos, como situações extremas, a preocupação emotiva é compreensível, mas a preocupação racional é preferível. Inclusive, a preocupação emotiva pode ser — e geralmente é — usada para manipular pessoas, as massas, e para manipular a Economia.

Para concluir, como evidenciado já há muito tempo em estudos, preocupar-se de mais [emocionalmente] faz mal à saúde. Portanto, manter a calma, preocupar-se de modo racional, é, também, melhor à saúde.

DEIXE UM COMENTÁRIO