Pesquisa: Brasileiros identificam-se majoritariamente com a Direita

Segundo o levantamento, foi registrado, pela primeira vez desde 2012, que há mais brasileiros que se declaram de direita (39%) do que de esquerda (28%). O número de direitistas é o maior já registrado desde 2006, quando a série histórica teve início.

A pesquisa também revela que 35% dos brasileiros aprovariam um golpe militar em um cenário de muita corrupção. Outro dado é que 38% das pessoas acham que o presidente pode dissolver o Supremo Tribunal Federal (STF) e governar sem a Corte caso o país entre em dificuldades.

O nível de satisfação com o funcionamento da democracia no Brasil, o descontentamento representa uma queda em comparação aos números da última pesquisa, feita em 2017. Se na época 78% dos brasileiros não estavam satisfeitos, hoje o percentual é de 58%. Ao mesmo tempo, a proporção dos que acreditam que a democracia é a melhor forma de governo subiu de 52% para 60%.

Ainda segundo a pesquisa, cresceu a proporção de brasileiros que respeitam as instituições políticas, passou de 41% em 2017 e saltou para 51%.

A instituição que mais gera confiança são as forças Armadas com 70%, os brasileiros são o segundo povo que mais aprovam os militares.

Congresso e partidos políticos estão em baixa, 31% confiam no congresso e 13 % nos partidos políticos.

E para 79% dos entrevistados mais da metade dos políticos são corruptos.

Entre janeiro e março deste ano, o Barômetro das Américas entrevistou 1.498 brasileiros em cidades de todo o país. A pesquisa é coordenada pela Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e contou com apoio da Fundação Getulio Vargas (FGV) e do Ibope.

DEIXE UM COMENTÁRIO