Pesquisa da Datafolha aponta que Bolsonaro tem hoje 23 milhões de votos

A pesquisa Datafolha divulgada no dia 30 de abril apontou que o deputado federal pelo Rio de Janeiro e pré-candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSC), aparece bem cotado em todos os cenários pesquisados, com chances reais de ir ao segundo turno das eleições de 2018.

Quando a porcentagem de votos alcançada por Bolsonaro são convertidas em números de votos a quantidade impressiona, pois varia entre 15 milhões e 23 milhões de votos, dependendo do cenário.

Milhões de votos
O Cenário cinco, em que os nomes dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (PMDB) não são apresentados aos eleitores, Bolsonaro aparece na segunda posição, com 16% de votos – Marina Silva (Rede) lidera.

Considerando que o número de eleitores do Brasil é de 144,08 milhões, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16% representa 23,05 milhões de pessoas optando pelo parlamentar na hora de votar em um candidato à Presidência.

No primeiro cenário, Aécio Neves é o candidato do PSDB. Lula lidera com 30%, seguido por Jair Bolsonaro, que aparece com 15%. Essa porcentagem representa 21,6 milhões de votos para o pré-candidato do PSC.

Os números impressionam também pela evolução de Bolsonaro. Nos últimos 15 meses, ele cresceu 275% na pesquisa Datafolha. Em dezembro de 2015, ele tinha apenas 4%, o que representava 5,7 milhões.

Capital humano
Desde que começou a se autopromover como o candidato da direita nas eleições de 2018, Jair Bolsonaro tem aumentado seu capital de votos em todos os cantos do Brasil.

Pesquisas divulgadas pelos institutos Datafolha, Paraná Pesquisas e CNT/DMA confirma a evolução do polêmico candidato, que é apontado por alguns como homofóbico e machista e por outros como a salvação do país por não estar envolvido em escândalos de corrupção.

Grande parte do sucesso de Jair Bolsonaro se deve ao seu sucesso nas redes sociais. No Facebook, a página oficial do candidato é seguida por 4,1 milhões de pessoas e o alcance é impressionante.

Todas as postagens têm milhares de comentários, curtidas e compartilhamentos. Alcançando ainda mais pessoas. Além disso, há diversos grupos – pelo menos uns 10 – sobre Bolsonaro no Facebook. Todos eles com milhares de participantes que defendem o candidato com unhas e dentes.

Por tudo isso, para a alegria de alguns e tristeza de outros, o deputado federal Jair Bolsonaro é sim um nome forte para as eleições presidenciais de 2018.

DEIXE UM COMENTÁRIO