Piada para o ano 2019: PT quer que Lula receba Nobel da Paz ano que vem

O ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu o prêmio em 1980, é o articulador para tentar viabilizar a candidatura do ex-presidente, que está preso

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai oficializar em janeiro próximo a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ao prêmio Nobel da Paz.

A informação foi divulgada no site oficial do partido nesta sexta-feira (23). De acordo com as informações, o ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu o prêmio em 1980 por criar projeto para evitar crimes de tortura na Ditadura Militar, é o articulador para tentar viabilizar a candidatura do ex-presidente do Brasil.

Para Lula ser indicado, há necessidade de assinatura (apoio) junto ao Comitê norueguês do Nobel. Mas não é qualquer pessoa que pode assinar o documento.

Para ser um candidato, diversas pessoas da Corte de Haia, ministros de Estado e governos, por exemplo, precisam corroborar.

Para o prêmio Nobel 1980, Lula deve ser indicado pelos avanços econômicos e sociais durante seus dois mandatos frente à Presidência da República (2003-2010).

Atualmente, Lula está preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. O petista está na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, desde abril deste ano. Ele cumpre pena de 12 anos e um mês em regime fechado.

O único brasileiro a receber um Nobel – de Medicina – foi Peter Brian Medawar, em 1960. Nascido em Petrópolis, no Rio de Janeiro, mas naturalizado britânico. Ele venceu o prêmio por estudar o sistema imunológico dos animais.

DEIXE UM COMENTÁRIO