PT tenta barrar avanço da CPI que investiga tragédia em Brumadinho

O requerimento de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado deverá ser lido em plenário nesta quinta-feira (7), abrindo prazo para que os partidos indiquem seus representantes.

Segundo O Antagonista, o parlamentar Davi Alcolumbre, novo presidente do Senado, já avisou que vai instalar a CPI para investigar as causas da tragédia em Brumadinho.

O senador petista Jean Paul Prates chegou a assinar o documento para a instalação da comissão, mas, após orientação de seu partido, pediu para não ter mais seu nome na lista.

O PT fará de tudo para proteger Fernando Pimentel, ex-governador de Minas Gerais que se exime de culpa sobre desastre em Brumadinho.

A Vale, para conseguir licença ambiental por mais dez anos, pediu ao governo Fernando Pimentel, em 2018, um rebaixamento de categoria do empreendimento de Mina do Feijão, em Brumadinho.

Foi o secretário de Meio Ambiente de Minas, Germano Luiz Gomes Vieira, que trabalhou na elaboração da medida que permite o tal rebaixamento, lembra o Uol.

Com a medida do secretário, a Vale acelerou o licenciamento para alterações na barragem que rompeu e matou até o momento segundo bombeiros mais de 150 pessoas.

Trinta senadores assinaram o requerimento de criação da Comissão que irá apurar todos os detalhes da tragédia que chocou o mundo.

O governo petista de Fernando Pimentel, através do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam), da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas (Semad), aprovou em 11 de dezembro do ano passado a licença para que a empresa ampliasse a capacidade produtiva da Mina de Jangada e da Mina Córrego do Feijão, estruturas vizinhas, das atuais 10,6 milhões de toneladas por ano para 17 milhões de toneladas por ano.

O PT fez de tudo para impedir porque a CPI vai expor para o Brasil o suposto envolvimento do governo de Fernando Pimentel, uma estrela do partido, na tragédia.

A culpa é da Vale que fez a lambança e provocou o inominável crime, mas quem a autorizou tem tanto ou igual responsabilidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO