Que Brasil você quer para o futuro?

Você vê alguma coisa errada nisso ? Você não vê algo muito errado nisso ?

Existe alguma dificuldade em saber qual desejo razoável da população para um “Brasil do Futuro”?

Em algum momento a população desejou peśsimos serviços, instituições em colapso e corrupção generalizada ?

Veja só. Podemos começar concordando que a situação em que nos encontramos não é resultado de um desejo da população. Também não é por falta de desejo, nem por falta de manifestar esse desejo.

Como assim?

Todos os dias as pessoas desejam alguma coisa, elas manifestam esse desejo agindo para alcançá-lo. Se ocupam, trabalham, compram, vendem, cobram, pagam, se endividam, incomodam, mas agem, na medida do seu interesse, da sua prioridade, da sua disposição e da sua capacidade.

Essa campanha é um dos maiores shows de exposição da inocência alheia, realizada do alto de todo o atraso que conseguimos acumular. Pedir, ou manifestar seu desejo, para os governantes ou para os demais cidadãos reforça o entendimento de que a condição de cidadão está situada entre um pedinte incômodo e um sonhador impotente. Pedir pra ser levado a sério é endossar atestado de irrelevância.

O que essa campanha está conseguindo é expor os inocentes mais afoitos e explorar esse péssimo costume para manter inertes seus cativos telespectadores. Fazer crer que é aceitável depender de maior ou menor atenção do governo para ter um melhor ou pior bem-estar, é um desserviço à sociedade. Um país é o resultado da soma da vida de todos os indivíduos que ali se relacionam. Um país melhor é o resultado da melhoria da vida de cada indivíduo e isso não é e não pode ser uma concessão de ninguém.

A melhoria de fato, a que importa, a que faz diferença, é alcançada pela ação, que ocorre mediante acordos e só podem existir dentro de um ambiente de liberdade. Se o país tem donos – aqui chamados de governantes – que tem o poder semidivino de permitir ou não as ações e conceder direitos que ele mesmo suprimiu, a manifestação tanto de desejos quanto de protestos se presta, infelizmente, para reforçar essa situação.

A ação que o brasileiro diariamente pratica é, obviamente, no sentido daquilo que está desejando. Eles cuidam de suas vidas privadas e de suas relações na esperança de um bom resultado, nem que seja simplesmente o próximo almoço e em paz.

Considerando a distãncia do que se procura e do que vem se alcançando vai ficando cada vez mais visível que o problema não está no desejo, mas justamente na idéia escravizadora que faz parecer tentador cair, depois de tantas promessas e enganações, nessa cilada agora expressa em forma de pergunta: “Que Brasil você quer para Futuro?”

Pergunta que faria sentido e efeito na construção de uma sociedade invejavelmente saudável:

O que você fez, teria feito ou fará para melhorar sua vida e sua comunidade se não fosse barrado e prejudicado por aquele que promete te ajudar ?

DEIXE UM COMENTÁRIO