Quer vender carro usado? Saiba 5 dicas para fazer ótima venda

Um levantamento recente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) concluiu que as negociações de veículos usados subiram quase 10% se compararmos com os primeiros semestres de 2016 e 2017

Vender carro usado é uma ótima opção para reforçar o caixa da família em tempos de dificuldade econômica como a que o Brasil vem atravessando nos últimos anos. Aliás, pouca gente se atenta que este é um ótimo momento para vender carro usado, justamente porque a crise reduz a busca pelos novos que são muito mais caros.

Um levantamento recente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) concluiu que as negociações de veículos usados subiram quase 10% se compararmos com os primeiros semestres de 2016 e 2017.

Por outro lado, as de carros novos ficaram abaixo de 4% nos mesmos períodos. Abaixo você confere cinco dicas para vender seu carro usado sem pressa e com o devido cuidado para que seja um ótimo negócio.

Estipule um valor possível

No momento complicado que o Brasil atravessa, quem não precisa de um dinheirinho extra, não é mesmo? Mas isso não significa que jogar o valor do carro na estratosfera vá resolver seu problema.

A lógica é simples: em tempos de crise, diminui a chance de venda por preços altos e por isso esteja preparado para lidar com barganhas na hora de negociar o veículo.

Para descobrir o valor ideal, leve em conta o valor pago quando você adquiriu seu carro e considere alguns fatores, como o ano da fabricação, quantidade de quilômetros percorridos e o estado físico interno e externo. Seja honesto com os candidatos a compradores.

Tudo bem que é usado, mas apresente seu carro da maneira correta

Quando receber uma proposta e tiver que mostrar o carro a algum interessado lembre de prepará-lo. Limpe os bancos, tapetes, vidros, cuide do polimento e principalmente faça uma boa higienização. Como diz o velho e conhecido ditado: a primeira impressão é a que vale, não é mesmo?

Lembre também de não fumar dentro do veículo, já que a fumaça do cigarro penetra com facilidade no estofado que é muito poroso e prende o odor considerado desagradável para muita gente. Faça também uma perícia automotiva que mostre a boa situação do veículo, o que sem dúvida vai valorizá-lo ainda mais.

Fale a verdade ao anunciar o carro

Mentir sobre o produto pode prejudicar uma negociação de meses. Imagine: você faz toda uma propaganda e quando o cliente chega para conhecer o carro pessoalmente a realidade é outra.

Por isso recomendamos que as fotos, vídeos e descrições divulgadas em anúncios tenham um cuidado especial já que são os cartões de visita.

Anuncie na internet

Divulgar o carro em um círculo de conhecidos por meio do famoso boca a boca pode ajudar, mas a internet ainda é o melhor caminho para acelerar a venda do seu usado.

Os consumidores podem comparar com carros de outros modelos, diferentes anos de fabricação, cores e outros fatores.

Além dos sites de compra e venda, use suas redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter que podem alcançar mais gente do que você imagina.

Pesquise o melhor caminho

Você já deve ter ouvido dizer que a pressa é inimiga da perfeição, certo? Isso fica evidente na hora de vender carro usado se você não analisar as opções disponíveis. Por exemplo: há a possibilidade de se negociar com a concessionária ou diretamente com compradores particulares.

Ambos tem vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta: o primeiro caso te dá segurança, já que um centro de venda de veículos jamais deixaria de pagar após fechar o negócio.

Por outro lado, vender para concessionárias significa receber menos do que você receberia se negociasse diretamente com um comprador particular.

Se optar por negociar com uma pessoa física lembre-se de só “bater o martelo” após pesquisar se o candidato a comprador está envolvido em algum tipo de estelionato ou outros crimes.

Ah, nunca receba o valor por cheques pois muitas quadrilhas vem se utilizando deste tipo de pagamento para aplicar golpes, já que o cheque vem sem fundo.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO