Telerradiologia salva vidas em pequenas cidades do interior

A telerradiologia contribui para melhorar a qualidade dos diagnósticos e aumentar as chances de tratamentos em locais com menor infraestrutura. Saiba mais!

Apesar da universalização do acesso à saúde no Brasil é inegável que pequenas cidades do interior têm menores condições e infraestrutura para atender demandas especiais, principalmente de exames, tornado a telerradiologia um diferencial para salvar vidas nesses locais.

Conheça a seguir o que é a telerradiologia e como essa solução da medicina tem contribuído para salvar vidas, principalmente em pequenas cidades.

O que é telerradiologia?

A telerradiologia consiste em uma especialidade da telemedicina que utiliza tecnologias como a internet e a comunicação para viabilizar a emissão de laudos de exames radiológicos a distância, facilitando o diagnóstico e retirando a necessidade de que o hospital ou clínica mantenha um radiologista no local do exame.
Por meio da telerradiologia uma série de exames podem ser laudados a distância, como raio-x, ressonância magnética, mamografia, tomografia computadorizada e outros.

Como funciona a solução?

A radiologia a distância funciona da seguinte forma. O paciente realiza o exame radiológico normalmente na clínica ou hospital mais acessível para ele. Após a realização do procedimento, o exame é enviado pela internet e utilizando um software adequado à empresa parceira.

Na terceirizada uma equipe de radiologistas especializados vai fazer a análise do exame, emitindo um laudo detalhado com as conclusões do diagnóstico observando o exame nos equipamentos digitais e utilizando as tecnologias modernas disponíveis.

Após essa análise, o laudo com o diagnóstico é enviado para o médico ou clínica solicitante por meio do software ou internet, garantindo o acesso do laudo por diferentes equipamentos, como desktop, laptop, tablet ou mesmo smartphone.

A validade e confiabilidade do laudo a distância emitido é igual ou mesmo superior a de um laudo que poderia ser emitido por um médico no local do exame. Isso se deve a especialização e experiência dos radiologistas da empresa parceira, que possuem um trabalho mais técnico do que de um médico generalista.
Com isso, há uma melhora na capacidade de diagnóstico, pois o radiologista tem mais condições de identificar detalhes e anormalidades no exame realizado.

Como a telerradiologia ajuda a salvar vidas?

De acordo com o estudo 2010 U.S. Remote Radiology Study realizado pela CapSite nos Estados Unidos, a telerradiologia e a telemedicina surgem como soluções benéficas para a área médica no interior e nas pequenas cidades.

Isso se deve ao fato de que ainda que essas instituições tenham recursos para equipamentos médicos de qualidade e modernos, esses locais possuem um déficit de recursos humanos qualificados, sendo mais difícil contar com um profissional de radiologia experiente.

Dessa forma, uma das principais contribuições da telerradiologia nas pequenas cidades é a possibilidade de tornar os laudos profissionais mais acessíveis, pois a distância deixa de ser um impedimento para um atendimento qualificado. Confira a seguir alguns benefícios da solução!

Redução de custos

O primeiro benefício da telerradiologia para clínicas e hospitais do interior refere-se à possibilidade de reduzir custos do negócio, pois a manutenção de profissionais de radiologia qualificados pode ser bastante custosa.
Os menores custos operacionais podem ser revertidos em investimentos para aquisição de equipamentos mais modernos, melhorando a capacidade de atendimento da clínica.

Agilidade no diagnóstico

As emergências são situações imprevisíveis e que podem influenciar diretamente as chances de salvar a vida de um paciente. Com isso, a disponibilidade 24 horas para emissão de laudos e diagnósticos é essencial para redução da mortalidade.

A manutenção de radiologistas em plantão pode ser bastante complicada em uma clínica ou hospital com baixa demanda. A empresa especializada, por sua vez, pode atender esse tipo de solicitação em até 30 minutos e com bastante qualidade no laudo.

Segurança do processo

O envio do exame da clínica onde ele foi realizado para a empresa terceirizada e depois o retorno do laudo para o médico solicitante é realizado por meio de canais seguros de comunicação, fazendo com que as informações médicas do paciente permaneçam confidenciais durante todo o processo.

Além desse fator, a digitalização dos exames e laudos permite que essas informações continuem disponíveis para o paciente e médico, evitando a perda dos documentos, como pode acontecer com os papéis.

Acessibilidade do laudo

Na telerradiologia, tanto o exame quanto o laudo podem ser acessados de maneira mais prática, como pelo computador, tablet e smartphone, possibilitando que o médico responsável tenha um acesso mais rápido às informações do paciente e possa dar continuidade ao tratamento com mais urgência.

Qualidade no atendimento

Muito se fala da humanização do atendimento na área da saúde, entretanto, a telemedicina não é incompatível com um atendimento de qualidade e eficaz, pelo contrário, ela contribui para que ele seja mais viável.

É justamente a ausência de profissionais qualificados para o atendimento em cidades do interior que reduz a qualidade e humanização, pois impede que o paciente tenha acesso digno e eficaz aos recursos médicos de ponta.

O uso da tecnologia, cada vez mais, amplia as possibilidades dos pacientes terem acesso aos recursos mais modernos da medicina, permitindo o diagnóstico precoce de diferentes condições, melhorando o prognóstico das doenças, reduzindo os erros médicos e aumentando a qualidade de vida.

Precisão nos diagnósticos

Devido aos benefícios previamente citados da telerradiologia, a solução permite que haja maior precisão nos diagnósticos realizados, pois o radiologista especializado tem melhores condições de identificar detalhes no exame que poderiam passar despercebidos por profissionais menos qualificados.

Com isso, os diagnósticos mais certeiros permitem que a conduta mais adequada seja adotada desde o início, reduzindo desperdícios na área da saúde com medicamentos e procedimentos inadequados, assim como contribui para maiores chances de sucesso no tratamento.

A telerradiologia e a telemedicina têm muito a agregar na área médica, sendo especialidades em crescimento no Brasil e em outros países devido aos benefícios proporcionados. Em pequenas cidades do interior, o acesso a essas tecnologias é determinante nas chances de um diagnóstico adequado e tratamento eficaz.

DEIXE UM COMENTÁRIO