O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria considerado ao longo do último ano iniciar uma ação militar na Venezuela para depor a ditadura de Nicolas Maduro. A informação foi publicada originalmente pela agência de notícias internacional Associated Press e repercutida em alguns dos principais veículos de comunicação do mundo.
Segundo o relato, obtido de uma fonte interna da Casa Branca, Trump teria insistido no assunto em diversas ocasiões a partir de agosto de 2017. Sua staff próxima, entretanto, tentou convencê-lo de que a medida não seria positiva e poderia fazer com que os Estados Unidos perdesse o apoio de diversos governos latino-americanos.
A possibilidade de uma invasão armada, porém, não parou por aí. Trump teria tratado do assunto com outros presidentes da América do Sul mesmo após ter sido advertido por assessores.
O então presidente Juan Manual Santos, da Colômbia, chegou a ser consultado, bem como o presidente brasileiro Michel Temer por ocasião da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. O assunto, porém, teria morrido após as lideranças sulamericanas terem se posicionado claramente que não gostariam de uma medida do gênero.