Vaticano faz assembleia para combater fortalecimento da direita

Vaticano organiza evento sobre a “ameaça do nacionalismo”. Assembleia acontecerá a poucas semanas das eleições europeias.

Vaticano realizará nesta semana uma assembleia para discutir a crescente “ameaça do nacionalismo” em nível mundial.

O evento acontece faltando menos de um mês para as eleições para o Parlamento Europeu, que podem registrar um avanço inédito da direita anti-globalista no bloco.

O fórum acontecerá entre os dias 1º e 3 de maio, na Pontifícia Academia das Ciências Sociais, com o título “Nação, Estado, Estado-Nação”, informa a agência ANSA.

O texto da Santa Sé informa:

“Hoje o mundo enfrenta a crescente ameaça de um renascimento nacionalista, cuja ideologia exclusivista leva inevitavelmente à rejeição recíproca e a um conflito contínuo. E a própria história da humanidade nos ensina que, quando as nações unem as próprias potencialidades, elas podem coexistir, cooperar e até prosperar juntas.”

E acrescenta:

“O desafio fundamental da Igreja será defender a dignidade da pessoa humana e a integridade da criação em um clima de chauvinismo, xenofobia e desprezo pelo outro.”

O tema do nacionalismo também esteve presente na missa do Papa nesta segunda-feira (29), na Casa Santa Marta, sua residência oficial.

Em celebração pelo Dia de Santa Catarina de Siena, padroeira da Europa, Francisco pediu orações para “ajudar a Itália neste momento difícil e ajudar a unidade da Europa”.

Em outras ocasiões o papa Francisco afirmou que “são os comunistas os que pensam como os cristãos”, ao responder sobre se gostaria de uma sociedade de inspiração marxista, em entrevista publicada no jornal italiano “La Repubblica”.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO