Dono de academia é autuado pelo Procon por fazer propaganda engraçada

Placa de propaganda a 100 metros da academia dizia: ‘Cansado de ser feio e gordo. Seja só feio!’. Local foi autuado pelo Procon.

O educador físico, proprietário da academia autuada por propaganda discriminatória contra ‘gordos e feios’ discorda do entendimento do Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS).

A placa colocada a 100 metros da academia dizia: Cansado de ser feio e gordo. Seja só feio!.

Por conta da placa, a academia responde a um processo por propaganda discriminatória. Joni Guimarães diz que quis chamar atenção com um pouco de humor.

É impossível você falar que o dono, proprietário de uma academia, está sendo preconceituoso com uma pessoa acima do peso. Nós vivemos e trabalhamos em cima da questão da obesidade, a gente precisa deles, é um público-alvo nosso.

Então, não tem lógica achar que essa placa é discriminatória”, afirmou Joni Guimarães.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS) disse que uma denúncia levou fiscais até o local, onde encontraram um cavalete.

O Procon entende que a propaganda tem caráter discriminatório atentando contra a dignidade da pessoa humana, afirmou o superintendente Marcelo Salomão.

O proprietário da academia tem 10 dias para a defesa e poderá pagar uma multa de R$ 3,5 mil.

Houve a autuação referente a propaganda discriminatória, o que equivale a 140 Uferms. O valor pode ser maior ou menor no decorrer do processo.

Ao meu ver, toda propaganda que discrimina qualquer cidadão atenta quanto a dignidade humana e está infringindo o artigo VI, parágrafo II, do Código de Defesa do Consumidor”, explicou Salomão.

DEIXE UM COMENTÁRIO