Pedido de Reunião entre Lula e Zelensky na Assembleia Geral da ONU: Itamaraty Ainda Busca Horários

Política Internacional, Reunião Lula e Zelensky, Diplomacia Brasil-Ucrânia

No cenário internacional, um pedido oficial chamou a atenção recentemente: o governo ucraniano solicitou uma reunião bilateral entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky às margens da Assembleia Geral da ONU.

Este pedido, formalizado pela Embaixada da Ucrânia em Brasília há duas semanas, gerou expectativas e especulações.

As autoridades brasileiras, representadas pelo Itamaraty, confirmaram que o pedido partiu dos ucranianos e que estão trabalhando para encontrar um horário adequado para o encontro.

No entanto, até o momento, nenhum horário foi oferecido. Isso se deve em parte ao fato de que o presidente Lula recebeu mais de 50 pedidos de reuniões bilaterais com outros chefes de estado e agências da ONU, o que torna a gestão da sua agenda um desafio.

De acordo com fontes ucranianas, o presidente Zelensky demonstra um interesse significativo em se reunir com o presidente Lula em Nova York. No entanto, eles aguardam propostas concretas de horários por parte do Brasil.

A agenda apertada de Zelensky na cidade americana é um fator a ser considerado, mas os ucranianos afirmam que estão dispostos a serem flexíveis para que este encontro histórico entre os dois presidentes ocorra.

Vale ressaltar que, até o momento, Lula e Zelensky nunca se encontraram pessoalmente para uma reunião bilateral. Anteriormente, houve tentativas de conciliar suas agendas durante a cúpula do G7 no Japão, mas sem sucesso.

Na ocasião, Zelensky expressou compreensão em relação à incompatibilidade de agendas, corroborando a posição do governo brasileiro.Este pedido de reunião evidencia o interesse ucraniano em discutir a situação do conflito no país. Os ucranianos expressaram diversas vezes o desejo de conversar com Lula e apresentar a ele a realidade do conflito em sua região.

Além disso, Kiev manifestou sua insatisfação com algumas declarações polêmicas do presidente brasileiro, incluindo a afirmação de que os Estados Unidos e países europeus estariam prolongando a guerra ao enviar armamentos para a resistência ucraniana.

A reunião entre Lula e Zelensky, caso ocorra, poderá ser um marco na diplomacia entre Brasil e Ucrânia, oferecendo uma oportunidade para discutir questões cruciais e buscar soluções para os desafios globais que afetam ambas as nações.

DEIXE UM COMENTÁRIO