Justiça condena ex-governador do DF José Roberto Arruda por falsidade ideológica

O ex governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda foi condenado  por falsidade ideológica pelo escândalo conhecido como “compra dos panetones”, no âmbito da operação Caixa de Pandora, deflagrada há 8 anos.

O  juiz Paulo  Afonso Carmona fixou uma pena de 3 anos e 10 meses no regime semi-aberto, além de multa. Na decisão, o juiz também determinou que o Tribunal Regional Eleitoral seja informado da perda e suspensão de direitos políticos do réu. Ainda cabe recurso e José Roberto Arruda pode recorrer em liberdade.

De acordo com o Ministério Público, Arruda falsificou recibos no valor de R$ 50 mil, pagos por Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do DF e delator do esquema de corrupção.

A entrega do dinheiro foi filmada em vídeo, que teve grande repercussão no DF, quando revelado. Na época, o ex-governador José Roberto Arruda afirmou que o dinheiro foi doado para a compra de panetones, que seriam distribuídos no Natal para pessoas carentes.

Tanto José Roberto Arruda quanto outros envolvidos na Caixa de Pandora já foram condenados em segunda instância, por improbidade administrativa. Até o fechamento desta edição a reportagem não conseguiu contato com a defesa do ex governador.

DEIXE UM COMENTÁRIO