O homem que carrega a chave da prisão de Lula no bolso

Via Imprensa Viva
O ex-presidente Lula está definitivamente encalacrado na Lava Jato com a delação do empreiteiro Emílio Odebrecht, de quem é ‘amigo’ desde 1994. Desde então, é idolatrado por Lula, que passou a imitar o jeitão do empresário nos bastidores da política.

O empresário se viu forçado a aderir ao acordo de delação premiada da empreiteira graças à uma forcinha de seu próprio filho, Marcelo Odebrecht.

Segundo informou o site O Antagonista, Emílio só se tornou um delator porque foi delatado por seu filho. Durante as tratativas para o acorde de delação, sempre que era questionado sobre algo relativo ao período anterior ao que se tornou presidente do grupo, Marcelo Odebrecht sempre respondia: “Isso vocês têm de perguntar para o meu pai”.

Desde então, o empresário passou a liderar pessoalmente as negociações entre executivos de seu conglomerado e procuradores federais para um potencial acordo judicial na maior investigação de corrupção já vista no Brasil.

As negociações envolvem a delação de 53 executivos da Odebrecht, que estão sendo instruídos a cooperar com as autoridades na operação Lava Jato.

Emílio Odebrecht é pai de Marcelo Odebrecht presidente da empreiteira Odebrecht.
Emílio Odebrecht é pai de Marcelo Odebrecht presidente da empreiteira Odebrecht.

Emílio não quer seguir os passos de seu filho, preso desde junho do ano passado por seu envolvimento no escândalo.

Marcelo Odebrecht já foi condenado a mais de 19 anos de prisão por sua participação no esquema de corrupção com os governos do PT e também está disposto a colaborar com as investigações.

A contribuição de Emílio Odebrecht para as investigações tem sido fundamental para amarrar franjas da investigação relacionadas ao ex-presidente Lula.

Marcelo Odebrecht assumiu a presidência do grupo em 2009, último ano de mandato do petista. Antes disso, era Emílio que dava as cartas. Marcelo prosseguiu com Dilma o esquema de corrupção da empreiteira.

Informações: Imprensa Viva

DEIXE UM COMENTÁRIO