Com informações do portal G1 da Globo:
Surpresos com os termos da sentença do juiz Sérgio Moro, integrantes da cúpula do PT já reconhecem que a situação jurídica do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve se complicar ainda mais com a análise do caso do sítio de Atibaia.
Apesar do discurso oficial do PT de tentar vitimizar Lula e apresentá-lo como alvo de uma perseguição política, integrantes do partido admitem que esse argumento perde força à medida em que a Operação Lava Jato se volta para políticos governistas, como o presidente Michel Temer e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).
“É difícil manter esse discurso de que Lula é o único alvo”, afirmou ao Blog um integrantes da Executiva do PT.
A percepção no PT é de que, com as delações de dirigentes da empreiteira Odebrecht, o caso da reforma do sítio em Atibaia deve ganhar uma nova dimensão, apesar da tese da defesa de que Lula não era proprietário do imóvel.
Foi a crônica de uma condenação anunciada. Haverá outras. E o processo do triplex era, digamos, o menos grave de todos. pic.twitter.com/VOCBf6KVKZ
— Blog do Noblat (@BlogdoNoblat) July 12, 2017
O grande temor é de que, além da primeira instância, haja uma condenação rápida na segunda instância, o que poderia enquadrar Lula na Lei da Ficha Limpa e inviabilizar uma eventual candidatura a presidente.