Senhor de 128 anos afirma ser Adolf Hitler! Será verdade?

Um idoso de 128 anos de idade vive na cidade Argentina de Salta afirma ser o líder nazista Adolf Hitler e que esteve escondido nos últimos 70 anos! Será verdade?

A notícia apareceu aqui no Brasil no dia 22 de junho de 2017 em vários sites e blogs e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com a reportagem, um homem que teria chegado à Argentina em 1945 com um passaporte em nome de Herman Gyunterberga teria afirmado ao jornal local El Patriota que ele é o mesmo Adolf Hitler nascido em 1889 e que teria usado passaporte falso para fugir da Alemanha!

A história é a de que o ditador Hitler e sua esposa, Eva Braun, morreram em Berlim, mas como os corpos nunca foram encontrados, rumores surgiram sobre a vinda de Adolf Hitler para a américa do sul, mais precisamente para a Argentina.

Ainda segundo o que diz na reportagem, o suposto “Hitler” chegou a se casar em solo argentino e sua esposa, Angela Martinez, acredita que seu marido não é o Führer, mas uma pessoa com doença de Alzheimer.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Esse homem estaria afirmando ser Adolf Hitler! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Aqui no Brasil, a notícia do homem de 128 anos que teria se apresentado como o próprio Hitler surgiu no site colaborativo Blasting News que, como já falamos diversas vezes aqui no E-farsas, não verifica as notícias antes de posta-las. Lá, ganha mais quem consegue fazer uma notícia viralizar mais (independente se ela é verdadeira ou falsa).

A verdade é que o jornal citado na notícia, o El Patriota, simplesmente não existe na Argentina! Mas isso não impediu que outros veículos de comunicação caísse na mentira. Por exemplo, o site MSN, em sua versão italiana, deu a notícia do “Hitler argentino” como se fosse real!

Além disso, uma busca em português por “Herman Gyunterberga” só nos retorna o mesmo texto publicado pelo Blasting News.

A foto da  “esposa” do “Hitler”

A fotografia da mulher que é chamada na “notícia” de Angela Martinez foi surrupiada de um vídeo do site que vende imagens para publicidade ShutterStock:

Essa imagem foi usada na “reportagem” para ilustra a esposa fictícia Angela Martinez!

Origem

A notícia que enganou muita gente no mundo todo surgiu em um site humorístico, em junho de 2017. O famoso site satírico de língua inglesa World News Daily Report publicou a história falsa do senhor de 128 anos que estaria afirmando ser Hitler. Mesmo sendo um site reconhecidamente humorístico, muita coisa sai de lá e é compartilhado até que alguém acabe acreditando se tratar de algo real!

Conclusão

A notícia de um senhor de 128 anos afirmando ser Adolf Hitler é falsa! Ela surgiu em um site humorístico de língua inglesa e acabou enganando muita gente!

A matéria é do e-farsas

DEIXE UM COMENTÁRIO