Um dos cinco presídios federais de segurança máxima que foram anunciados pelo governo será construído no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer durante cerimônia de entrega de ambulâncias em Esteio, a 20 quilômetros da capital, Porto Alegre.
Sonora: “Nós queremos construir aqui no Rio Grande do Sul um presídio federal de segurança máxima. Sei que não é nada agradável anunciar presídios. Mas volto a dizer: a realidade social atual exige medidas dessa natureza.”
Temer admitiu que não é fácil resolver a questão do sistema penitenciário e também garantiu o repasse de R$ 45 milhões ao Rio Grande do Sul para a construção de um presídio estadual.
Na cerimônia, o presidente entregou 340 novas ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – para 19 estados. Ao todo foram investidos 67 milhões e foram substituídos veiculos com até cinco anos de circulação e que não foram renovados. Para o Rio Grande do Sul são 61 carros.
Temer também sobrevoou as cidades de Rolante e Riozinho, que foram atingidas por uma enchente na madrugada da última sexta-feira (6).